Até quinta-feira, 18 de maio, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promove as I Jornadas Sociais, no âmbito da programação do MAIO SOCIAL.
A abertura dos trabalhos decorreu na manhã de segunda-feira, 15 de maio, com as presenças da Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Fátima Moreira, e do Presidente da União Distrital das IPSS’s do Distrito de Braga, Cónego Roberto Mariz.
Destacando que são uma oportunidade de reflexão e de partilha, a representante da Autarquia que é também Vereadora do Pelouro das Famílias, Fátima Moreira, considerou que estas Jornadas são uma oportunidade para projetar o futuro próximo. “A evolução acontece tão rapidamente, que, enquanto rede social, temos de olhar para o presente, antecipar as mudanças e preparar as soluções para essas mudanças e desafios que a própria sociedade nos coloca”, partilhou, de entre outras considerações.
No Dia da Família, 15 de maio, os painéis debruçaram-se sobre a relação da família com a intervenção social e sobre políticas de concertação familiar, sendo ainda colocado enfoque na partilha de boas práticas de diferentes agentes com intervenção nesta área, quer a nível concelhio, quer distrital.
“A ação social e o papel da família na atualidade” deu o mote para diversas intervenções, no período da manhã: da professora da Universidade do Minho, Odete Lomba Araújo, sobre “As relações das famílias com as instituições de acolhimento”; da Diretora Técnica do Lar Conde de Agrolongo, Margarida Alvelos, e do Diretor Técnico de instituições públicas e privadas, Isaque Dias, sobre “Dicotomia entre a relação das IPSS’s com as famílias no serviço público e no serviço privado”; de José Sá da Segurança Social de Braga, sobre “Gestão de respostas sociais: vagas sociais”; e de Arminda Ribeiro do Hospital de Braga sobre “A responsabilidade da família em contexto hospitalar”.
As “Políticas de concertação familiar” deram o mote para os trabalhos, da parte da tarde, com as intervenções de Duarte Silva do CAFAP - Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental de Barcelos sobre “Gestão de conflitos em contexto familiar” e Herculano Andrade da Associação Famílias, de Braga, sobre “Promoção da qualidade de vida das famílias”.
As I Jornadas Sociais (15 a 18 de maio) decorrem no Theatro Club e visam promover uma reflexão que conduza à consciencialização dos vários atores sociais para o desenvolvimento social e para a importância que detêm junto do poder local e da comunidade, bem como à partilha de bons exemplos e de boas práticas. A apresentação do projeto de responsabilidade social, “Empresa Solidária”, é também um dos momentos em destaque no âmbito destas Jornadas.