No âmbito do Programa Eco-Escolas, do qual o Município é parceiro, está a decorrer um desafio designado “O Mar Começa Aqui” , levado a efeito pelo Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso.
Este desafio consiste na pintura de sarjetas, dentro ou fora do recinto escolar, implicando a conjugação de sinergias entre o Município e as Escolas. Nesse sentido, o Município apoiou com material necessário à execução, e acompanhou todos os passos do trabalho.
A Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, que pintou uma sarjeta fora do recinto escolar, num local de destaque para a comunidade, pretendeu com ilustração executada alertar a população para a importância do mar e representar a biodiversidade marinha que necessita de preservação.
Por seu lado, a Escola Básica do Ave pintou uma sarjeta na entrada da escola, tendo escolhido uma imagem que representa uma espécie autóctone, a sardinha, que precisa de ser preservada, tal como toda a vida marinha.
A Vereadora da Educação, Fátima Moreira, e o Vereador do Ambiente, Paulo Gago, acompanharam as pinturas em cada uma das escolas, que decorreram entre os dias 29 de maio e 4 de Junho e os trabalhos realizados vão agora a concurso e serão avaliados por um Júri escolhido pela ABAAE (Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação).
O objetivo geral desta iniciativa é sensibilizar e alertar a população em geral e, em particular, a comunidade escolar, para as consequências negativas que resultam da deposição inadequada de resíduos, nas sarjetas dos passeios e/ou nos sumidouros, pois “tudo o que cai no chão, vai parar ao mar”.
As sarjetas são de extrema importância para captar as águas pluviais permitindo que estas cheguem aos sistemas de drenagem mas não devem ser ali colocados resíduos! A educação ambiental é um trabalho contínuo que pretende contribuir para uma maior consciencialização ambiental de todos/as.