A Câmara Municipal aprovou, na última reunião de executivo, que decorreu no passado dia 5 de Julho, um conjunto de contratos-programa de desenvolvimento desportivo destinados a apoiar onze grupos e associações desportivas do concelho, para a época 2022/2023, nomeadamente: Sport Clube Maria da Fonte, Grupo Desportivo de Porto D`Ave, Emilianos Sport Clube, Associação Cultural e Desportiva de Serzedelo, FintasFoot Academia, Grupo Desportivo de Monsul, Associação de Futebol de Braga, Associação Basquetebol de Braga, Associação Eventos Desportivos Tesouros do Ave, Sociedade Columbófila da Póvoa de Lanhoso e Associação Desportiva e Cultural Gonçalo Sampaio.
A atribuição destes apoios financeiros confere aos agentes desportivos do concelho da Póvoa de Lanhoso a possibilidade de garantir aos atletas a sua formação desportiva, sendo estes valores canalizados para pagamento de taxas de inscrição e seguros desportivos dos atletas dos escalões de formação e dirigentes, entre outras despesas. A par destas iniciativas, a autarquia tem vindo a apostar no apoio à promoção de eventos desportivos, com o objetivo de potenciar o concelho ao nível do desporto.
Sendo da competência dos municípios a potenciação do desporto, oferecendo condições para a sua prática e consequente adoção de modos de vida mais saudáveis, é nesse sentido que o Município da Póvoa de Lanhoso se posiciona.
Nesta reunião foi também aprovada a atribuição de um apoio à Junta de Freguesia de Monsul, para a realização do Concurso Agropecuário, que faz parte do cartaz das festividades em honra de S. Tiago e Sta. Luzia. Este apoio é concedido no âmbito do Regulamento Câmara Amiga das Freguesias, onde se encontra vertida a possibilidade de ser apoiada a realização de diversas atividades, designadamente a realização de eventos e iniciativas de caráter cultural e recreativo que contribuam para o reforço da dinâmica das freguesias.