Decorreu no dia 18 de maio, no auditório do Centro Interpretativo Maria da Fonte, uma sessão de formação preventiva em cibersegurança, destinada às instituições dos setores público e social do concelho, patrocinada pelo Município da Póvoa de Lanhoso. Esta sessão, na qual esteve presente Fátima Moreira, Vereadora responsável por pelouros da área social, teve como objetivo fornecer ferramentas de modo a que as organizações se tornem mais seguras e mais capazes para prosseguir a sua missão social, reduzindo a sua exposição a riscos informáticos.
Consciencializar os técnicos para a adoção de comportamentos seguros na exposição à Internet, melhorar a utilização de ferramentas digitais e eletrónicas, tanto em contexto pessoal como profissional, procurando reduzir os riscos e ameaças que lhe são inerentes, foram as premissas desta formação.
Vivemos numa época em que a vida sem internet é incontornável quer para as pessoas, quer para as instituições, enfim, no mundo em geral, sendo os seus benefícios enormes mas esta evolução tecnológica comporta riscos elevados e diariamente, nos mais variados contextos, somos confrontados com escolhas que de alguma forma impactam a nossa segurança no espaço virtual. Muitas vezes estas escolhas são feitas sem a noção concreta do risco ou impacto, quer imediato ou a curto/médio prazo e foi para estas situações que as informações transmitidas pretenderam alertar.