Objetivos
:: Apresentar-se como um recurso complementar às intervenções de carácter social, dirigidas a agregados carenciados do concelho;
:: Suprir necessidades imediatas desses agregados, mediante a recolha de diferentes géneros, nomeadamente alimentos, vestuário, mobiliário e eletrodomésticos doados por particulares e/ou empresas;
:: Potenciar a responsabilidade cívica e comunitária das pessoas beneficiadas, mediante o compromisso assumido das mesmas para a integração em programas de serviço comunitário em entidades e projetos concelhios.
:: Por indicação dos técnicos com competências e responsabilidade na intervenção social, num processo de articulação com a Loja Social;
:: Por solicitação direta no Banco de Voluntariado e mediante marcação prévia, a qual pode carecer de confirmação posterior da situação de carência.
Procedimentos/metodologias
Estes desenvolvem-se de forma a garantir a ajuda necessária, apelando à co-responsabilização de quem dela beneficia, tentando assim contribuir para o incremento de uma atitude mais participativa na resolução dos problemas.
Os procedimentos metodológicos desenvolvem-se em dois momentos:
:: Ao nível do acesso direto aos géneros
Deverá acontecer diretamente nas instalações da Loja Social/Banco de voluntariado, pressupondo um atendimento personalizado e possibilitando às pessoas o levantamento de vestuário e de géneros alimentares. No caso do mobiliário e eletrodomésticos, o Banco de Voluntariado assegura o seu transporte, potenciando a colaboração dos beneficiários no mesmo, desde que manifestem condições físicas e/ou recursos de apoio para o efeito.
:: Ao nível da responsabilização cívica e comunitária dos beneficiários
A Loja Social deverá, no seguimento da sua intervenção, articular com diferentes entidades concelhias de carácter social e comunitário, no sentido de permitir a integração dos beneficiários em programas de serviço comunitário, ajustados ao seu perfil e disponibilidade.
Garante-se assim o pressuposto de uma responsável contrapartida social, promovendo a “troca” e não a dádiva.
Donativos à Loja Social
Para efetuar donativos, os interessados deverão contactar o Banco de Voluntariado, situado no Edifício do Pavilhão 25 de Abril, na Avenida 25 de Abril (Vila da Póvoa de Lanhoso) ou diretamente a Loja Social na Rua Dr. Francisco Sá Carneiro (Vila da Póvoa de Lanhoso).
Para além da sua missão, que consiste em apoiar a população do concelho da Póvoa de Lanhoso nas suas necessidades essenciais, a Loja Social apresenta-se disponível para participar em outras iniciativas realizadas no concelho.
A sua participação no mercado da terra permite proporcionar à comunidade em geral o acesso aos bens existentes e disponíveis a preços simbólicos.
Horário de Funcionamento
A Loja Social funciona de segunda a sexta-feira, em espaço aberto ao público, mediante solicitação/encaminhamento prévios, entre as 9h00 e as 18h00.
Horário de Atendimento
De segunda a sexta das 14h00 às 17h30
À quinta-feira das 9h00 às 12h30h e das 14h00 às 17h30
Contactos
Responsável: Eliana Oliveira
Email: eliana.oliveira@mun-planhoso.pt
banco.voluntariado@mun-planhoso.pt
Telef: 253 639 700 (ext. 160) e 253 639 794