Póvoa de Lanhoso prepara chegada do Natal
A Póvoa de Lanhoso já se vai vestindo a rigor para a chegada do Natal. Nesse sentido, de 3 de dezembro a 8 de janeiro, a Câmara Municipal promove o primeiro “Natal na Praça”, que promete fazer com que esta época seja vivida com intensidade e tradição. Crianças, seniores, famílias, coletividades. Todos são chamados a participar e é com todos que esta iniciativa se torna possível.
A oferta de atividades que a Póvoa de Lanhoso propõe para celebrar o Natal foi apresentada no dia 24 de novembro, nos Paços do Concelho. Para o Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, o momento teve um “gosto especial”, porque chegou com um ano de atraso. “Nós já programámos isto há um ano atrás e tivemos, nessa altura, de reformular o plano todo, porque a nossa intenção era ter conseguido, já em 2021, um programa com uma oferta diferente daquilo que era habitual no concelho. Mas, como todos nos recordamos, há cerca de um ano atrás, os números da pandemia começaram a disparar mais do que em algum momento tinha acontecido durante o período pandémico”, referiu. Nessa altura, recorde-se, o Município decidiu suspender as celebrações por forma a reduzir os riscos para a população. “Este programa chega com um ano de atraso, mas chega com mais maturidade”, assegurou o autarca Povoense.
O Natal na Póvoa de Lanhoso apresenta ainda mais duas propostas: de 11 de dezembro até 8 de janeiro, a 21ª edição de Garfe, Aldeia dos Presépios, contando, pela primeira vez, com 22 presépios; e, de 16 a 18 de dezembro, a 7ª edição da Feira de Natal do Baixo Concelho, que dá palco às tradições, podendo destacar-se a gastronomia, com a “roupa velha”.
As três propostas complementam-se e é possível apresentar um cartaz diversificado, que é para a comunidade e que se realiza com a comunidade. “Já merecíamos alguma coisa diferente no período de Natal, porque há cerca de três anos que não conseguimos fazer um Natal de forma verdadeiramente comemorado e cada um de nós sabe o que é que isso pode querer dizer para si próprio”, considerou o Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, que esteve acompanhado do Vereador Ricardo Alves e da Vereadora Fátima Moreira. Presentes estiveram ainda o mentor dos Presépios de Garfe, o padre Luís Fernandes, e o Presidente de Junta, Paulo Ferreira, assim como o Presidente da Junta de Freguesia de Monsul, José Manuel Tinoco, para apresentarem os respetivos eventos.
Com estas três propostas, todo o concelho fica abrangido pela animação, quer a parte central, quer a parte mais próxima do Vale do Cávado, quer a parte mais próxima do Vale do Ave. “O Executivo quer valorizar todo o território, fazer com que os nossos habitantes sintam que não estão, de forma nenhuma, fora daquilo que é o plano de ação nesta altura do ano, porque é importante que consigamos envolver a comunidade”, destacou o autarca Povoense.
A primeira edição do “Natal na Praça” irá decorrer num espaço coberto, em plena Praça Eng. Armando Rodrigues, na Vila Povoense. O programa engloba música, teatro, animação de rua e animação com o Pai Natal, de entre outras propostas. Dá palco e conta com a colaboração de diferentes instituições e entidades do concelho e apresenta oferta para toda a população, desde os bebés até aos mais velhos, passando pelas famílias e pela juventude. Também o comércio poderá contar com o habitual sorteio.
A abertura está marcada para o dia 3 de dezembro, altura em que é ligada a iluminação de Natal. Atendendo a um conjunto de medidas de poupança energética que a Autarquia pretende implementar, estará ligada diariamente, entre as 18h00 e as 24h00.
𝗗𝗲 𝟯 𝗱𝗲 𝗱𝗲𝘇𝗲𝗺𝗯𝗿𝗼 𝗮 𝟴 𝗱𝗲 𝗷𝗮𝗻𝗲𝗶𝗿𝗼, 𝗮 𝗣ó𝘃𝗼𝗮 𝗱𝗲 𝗟𝗮𝗻𝗵𝗼𝘀𝗼 𝘃𝗮𝗶 𝘃𝗶𝘃𝗲𝗿 𝗶𝗻𝘁𝗲𝗻𝘀𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗮 𝗺𝗮𝗴𝗶𝗮 𝗱𝗼 𝗡𝗮𝘁𝗮𝗹
Consulte aqui o programa: