Três novas obras literárias serão apresentadas na Semana da Leitura da Póvoa de Lanhoso. A Câmara Municipal está a preparar este evento em estreita parceria com os Agrupamentos de Escolas da Póvoa de Lanhoso, decorrendo o mesmo entre os dias 20 e 28 de Abril, em vários espaços, como é o caso do Theatro Club, do CIMF (Centro Interpretativo Maria da Fonte) e da nova Casa do Livro, e também no exterior, como é o caso do Largo António Lopes.
Do programa fazem parte várias iniciativas culturais, que incluem uma marcha da leitura, espetáculos e apresentações de livros, direcionadas quer para a comunidade escolar, quer para a população em geral, pretendendo-se abranger todos os públicos, estando o principal enfoque na leitura, nos livros, enfim, na cultura.
Das obras que vão ser apresentadas duas delas são de autores povoenses e, a terceira, uma edição que conta a história da Maria da Fonte destinada ao público infanto-juvenil, é da total responsabilidade do Município.
Com o título “Uma Aventura Histórica – Viagem ao tempo da Maria da Fonte”, esta nova edição da Câmara Municipal será divulgada na quinta-feira, 27 de Abril, pelas 21h30, no CIMF e pretende ser mais uma ferramenta para ajudar os mais novos a conhecer a história da heroína povoense que marcou a história de Portugal.
“Desejo vivamente que esta história da nossa heroína também possa contribuir para o fortalecimento do orgulho dos mais jovens leitores”, são algumas das palavras do Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, na nota introdutória deste livro.
No seguimento deste momento será reapresentada a curta-metragem “Inquietação”, cujo enredo gira em torno da Revolta da Maria da Fonte.
Já no próximo dia 21, para as 21h30, está marcada a apresentação do livro “Democracia real contra a corrupção” de José Macedo Barros, no Centro Interpretativo Maria da Fonte (CIMF).
No dia seguinte, sábado, a autora povoense Adriana Ribeiro dará à estampa a sua segunda obra “Reencontro Inesperado”, no mesmo local, pelas 15h30.
“O apoio à edição destas e de outras obras mostra a disponibilidade do Município para ajudar todos os autores povoenses, fundamentando assim, a estratégia que foi delineada para a Cultura”, referiu a Vice – Presidente e Vereadora da Cultura, Fatima Moreira, acrescentado que “essas estratégias, ancoradas no planeamento e na construção, em conjunto com todos os interlocutores, vão contribuir para que a Póvoa de Lanhoso seja uma marca diferenciada, também a este nível.”