De entre cerca de 70 candidaturas apresentadas por 13 países da União Europeia, a Póvoa de Lanhoso é uma das 15 finalistas do Prémio Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidade.
Os países, ou regiões, candidatos/as apresentaram as suas políticas, planos e iniciativas para promover a diversidade e a inclusão nas suas comunidades.
O Prémio, que está agora na sua terceira edição, continua a captar o interesse e a imaginação das autoridades locais que trabalham para construir uma União Europeia mais igualitária.
Os 15 finalistas são oriundos da Croácia; Itália, Grécia, Polônia, Eslovênia, Espanha, Suécia e Portugal.
Os candidatos pré-selecionados serão ainda submetidos a outra avaliação para conquistar os prêmios Ouro, Prata e Bronze em três categorias, designadamente: “Autarquias locais com mais de 50.000 habitantes”; “Autarquias locais com menos de 50.000 habitantes”; “As autoridades locais permitem vilas, cidades e regiões seguras para as mulheres em toda a sua diversidade, combatendo a violência contra as mulheres.”
A propósito deste Prémio, a Comissária Europeia para a Igualdade, Helena Dalli, afirmou que o objetivo é reconhecer e dar visibilidade ao trabalho das autoridades locais que criam espaços seguros e inclusivos para garantir a pertença e a participação de todos/as e, em última análise, reforçar o compromisso de que os objetivos e benefícios da união e da igualdade devem chegar a todas as pessoas, quer a nível local quer a nível mundial, onde vivem, trabalham e desfrutam dos seus tempos de lazer.
Este concurso abrange iniciativas que promovem a diversidade e a inclusão em termos de sexo, origem racial ou étnica, religião ou crença, deficiência, idade e igualdade LGBTIQ, bem como a interseccionalidade.
Os vencedores serão anunciados pela Comissária para a Igualdade, Helena Dalli, no dia 25 de abril de 2024, em Bruxelas. Este evento marca também a abertura do programa do Mês Europeu da Diversidade de 2024, que se realiza em maio.
O Prémio reconhece o trabalho realizado pelas cidades, vilas ou regiões da União Europeia para promover a inclusão e criar sociedades livres de discriminação e pretende também ser um exemplo inspirador para outros países.