De 3 a 10 de maio, o Destacamento Territorial da Póvoa de Lanhoso, através da sua Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC), e a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso vão organizar a iniciativa “Semana aberta – Comemorações do dia da Guarda Nacional Republicana”, integrada no programa oficial das comemorações do aniversário da GNR em 2019.
Esta iniciativa decorre nas instalações daquela força de segurança, na Vila da Póvoa de Lanhoso, e visa difundir a imagem da GNR junto da comunidade, promovendo-a de uma forma diferente e mais apelativa aos mais novos. Ao mesmo tempo pretende demonstrar uma Guarda mais aberta ao cidadão, sempre pronta a recebê-lo, neste caso, através de uma exposição demonstrativa do dia-a-dia dos seus militares, num espaço cultural, criado pela primeira vez no posto da GNR da Póvoa de Lanhoso. Esta mostra está aberta a toda a comunidade. Será ainda dada oportunidade a todas as pessoas para conhecerem a GNR, nomeadamente as viaturas, as instalações e os programas especiais de apoio, por exemplo, ao ambiente, à educação e aos seniores.
Assim, entre os dias 3 e 10 de maio, o Destacamento Territorial da Póvoa de Lanhoso, em local preparado para o efeito, vai ser aberto à comunidade escolar local (crianças dos 4 aos 9 anos de idade), onde irão estar expostos material e meios auto da GNR; uma exposição de miniaturas criadas por um militar em serviço no Destacamento Territorial da Póvoa de Lanhoso, o Cabo João Moreira, alusivas à atividade diária desenvolvida pela Guarda e pelos seus militares; a mascote “Guarda Natureza”; e a Unidade Móvel da CIM do Ave para visionamento dos vídeos da raposa TOCAS. Pontualmente, haverá demonstrações cinotécnicas.
Nas visitas agendadas será criado um circuito interativo para as crianças percorrerem, com os meios elencados, pretendendo-se com esta iniciativa divulgar os programas especiais desenvolvidos pela GNR, possibilitando a passagem de informação e sensibilização da missão da SPC; promover o contacto próximo com a comunidade local, possibilitando uma aproximação maior da GNR; e dinamizar a vertente preventiva e pró-ativa da GNR junto dos mais novos.