A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso assinalou o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro), com a realização de iniciativas destinadas aos públicos infantil e sénior.
As atividades foram dinamizadas através do SIGO – Serviço para a Promoção da Igualdade de Género e de Oportunidades. Numa das iniciativas, crianças do pré-escolar participaram numa ação de educação para a cidadania, que englobou dinâmicas que procuraram levar até estas crianças algumas palavras relacionadas com os Direitos Humanos, assim como dar-lhes a conhecer de forma simples os compromissos que Portugal assumiu em 1976, enquanto outros países ainda hoje não os respeitam nem cumprem. A outra proposta destinou-se a alunos e alunas da Universidade Sénior com quem se debateu e refletiu sobre os 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Na mesma vertente, ao nível interno, será lançada uma iniciativa que apela à solidariedade de colaboradores/as da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e que visa recolher agasalhos, brinquedos e bens alimentares para entregar a famílias desfavorecidas. Esta iniciativa conta com a parceria da Associação de Funcionários da Autarquia.
O Dia Internacional dos Direitos Humanos é assinalado pela comunidade internacional a 10 de dezembro, para celebrar a data da adoção da Declaração Universal dos Direitos Humanos pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1948. A Declaração surgiu como apelo à consciência humana após os conflitos e atrocidades que ocorreram durante a Segunda Guerra Mundial e que vitimaram milhões de pessoas, tendo por objetivo afirmar e promover a paz e a preservação da humanidade. Portugal ratificou a Declaração em 1976 e instituiu o dia 10 de dezembro como Dia Nacional dos Direitos Humanos, tendo sido aprovada pela Assembleia da República a Resolução n.º69/98, de 22 de dezembro, que reconheceu a importância da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Em 2018 celebra-se o 70.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos e o dia 10 de dezembro marca o arranque de nova campanha anual da Organização das Nações Unidas cujo lema é Stand Up 4 Human Rights (Defende os Direitos Humanos). O intuito é alcançar a participação do maior número de pessoas em todo o mundo e promover a reflexão individual e coletiva sobre a forma como cada um e cada uma de nós pode defender os Direitos Humanos no dia a dia.
“Pessoas diferentes. Direitos Iguais” é o lema da CITE - Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego para assinalar o Dia dos Direitos Humanos. Se as pessoas nascem livres e iguais, em dignidade e direitos, então a igualdade entre mulheres e homens é um direito humano. O trabalho digno reduz as desigualdades entre mulheres e homens nas organizações e promove o direito ao trabalho em condições de igualdade.