– objetivo é colocar a Proteção Civil na ordem do dia
A Câmara Municipal, através do Serviço Municipal da Proteção Civil, vai organizar de 17 a 28 de Fevereiro, a III edição da Semana Municipal da Proteção Civil.
O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, o mais alto responsável da Proteção Civil do Concelho, apresentou o programa desta semana, ladeado pelo Vereador da Proteção Civil, Ricardo Alves e pelo Coordenador Municipal, Pedro Dias e de outros elementos que fazem parte, direta ou indiretamente, desta equipa.
Na sessão, que decorreu na manhã desta quinta-feira, na Praça Eng.º Armando Rodrigues, foi divulgado o vasto conjunto de eventos que estão agendados, destinados a toda a comunidade.
Na sua intervenção, Frederico Castro referiu que “sendo já a terceira edição deste evento, sentimos o interesse dos parceiros da Proteção Civil da região, que já olham para este evento como referência” e acrescentou que “os fenómenos climatéricos dos últimos anos fizeram com que cada vez mais as pessoas estejam alertadas para a importância da Proteção Civil”.
“Temos o dever de fazer desta semana algo de impactante, relevante e substancial, queremos mostrar às pessoas os meios que temos à disposição, que podem ser mobilizados também no âmbito de parcerias com outras instituições, que têm um papel muito importante, assim como os autarcas.” Sublinhou a importância do trabalho em conjunto para combater incêndios como foi o caso dos que deflagraram em Setembro passado. “Temos que estar munidos de equipamentos para quando for necessário usá-los, para darmos uma resposta eficaz em horas de aflição. “
Reforçou ainda a mensagem de que a informação relativa aos meios existentes e ao que fazer em caso catástrofe pode ser determinante na vida das pessoas. “Todos somos agentes da Proteção Civil e a Póvoa de Lanhoso vai ser, de 17 a 28 de Fevereiro, a capital da Proteção Civil na região. De entre outras áreas importantes, esta é crucial”.
O relevo desta Semana em que se pretende informar a comunidade em geral dos meios de proteção e socorro existentes no concelho, vai para alguns momentos dos quais se destacam a inauguração da Exposição “Fogo Frio”, o Seminário “Os desafios da Proteção Civil no patamar local” e a Ação de Sensibilização cujo tema é a “Prevenção de Acidentes com tratores agrícolas e florestais”.
A Exposição “Fogo Frio” será inaugurada no dia 17, pelas 10h00, e vai estar patente no Centro Interpretativo Maria da Fonte até Março. A ideia é mostrar que se pode reduzir as áreas ardidas com, por exemplo, a limpeza dos terrenos e zonas florestais com fogo controlado.
O Seminário “Os desafios da Proteção Civil no patamar local” vai contar com a presença de investigadores da Universidade de Coimbra e da Universidade Atlântica, bom como do Comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Ave, entre outros especialistas em matéria de Proteção Civil. O Theatro Club recebe esta sessão no dia 18 de Fevereiro.
Vai também decorrer uma ação de sensibilização subordinada à temática da “Prevenção de Acidentes com tratores agrícolas e florestais” por demais justificada pelo grande número de acidentes que, infelizmente, têm ocorrido com estas máquinas na nossa região. Com o fito de reduzir esse número, esta ação, que terá lugar no Salão Nobre, no dia 27 de Fevereiro, destina-se todo o tipo de público mas, mais especificamente, a agricultores e operadores destes equipamentos.
No edifício dos Paços do Concelho vai realizar-se um Simulacro de Incêndio, envolvendo os/as colaboradores/as da Câmara Municipal e do Tribunal Judicial, no dia 21 de Fevereiro. Esta iniciativa, inédita, visa fornecer a todos/as ferramentas para reagirem nesta situação.
As propostas desta edição vão estar focadas na prevenção de riscos, sendo os públicos-alvo as crianças, a população sénior e a comunidade em geral. Também os/as agentes de proteção civil com os quais o Município conta para a organização desta Semana são visados: os Bombeiros Voluntários, a Cruz Vermelha e a GNR.
O programa a desenvolver engloba uma exposição de meios, a realização de ações de sensibilização com peças de teatro humorístico destinadas a crianças, a seniores e à população em geral, entre outras ações.