A Póvoa de Lanhoso já conta com uma rede de 11 Centros de Convívio no seu território, num trabalho muito estreito entre Autarquia e Juntas de Freguesia, que já conta com a participação de cerca de 200 pessoas.
O mais recente Centro de Convívio, na antiga escola de Lanhoso, foi inaugurado pelo Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, pela Vereadora com o Pelouro dos Seniores, Fátima Moreira, e o Presidente da Junta de Freguesia, António Machado, no dia 18 de fevereiro.
“Sejam cá muito felizes, tenham aqui muitos momentos bons e que nós todos possamos vir cá muitas vezes para vos acompanhar e para sermos todos juntos uma comunidade mais forte, mais feliz, e mais realizada”, referiu o Presidente da Câmara, Frederico Castro.
O projeto visa promover o envelhecimento ativo, propondo ações que vão desde a saúde e a segurança dos seniores até à ginástica, às artes, à cultura, e a outras áreas. “A Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia estão a fazer aquilo que é o seu dever: dar o melhor de nós, os nossos meios, a nossa disponibilidade e dar prioridade àquilo que entendemos que é importante para os mais idosos. Por isso, este é um dia especialmente feliz, porque honra o passado e lança bases no presente para que possamos ter um futuro com condições sempre cada vez melhores para os mais idosos do nosso concelho”, destacou Frederico Castro, de entre outras considerações.
“Era um melhoramento há muito tempo desejado, mas por motivos que não desejávamos, principalmente a pandemia que todos conhecemos e sofremos, não foi possível levar este evento a efeito mais cedo, mas tivemos sempre a noção de que mais cedo ou mais tarde iriamos ter o prazer de ver a nossa terceira idade, eu incluído, ter um espaço adequado, onde de vez em quando pudéssemos passar algum tempo em conjunto relembrando a nossa historia de vida passada quase sempre com grandes dificuldades”, notou o Presidente da Junta de Lanhoso, António Machado.
A inauguração do espaço realizou-se na tarde de 18 de fevereiro, na presença, de entre outras, do Presidente da Assembleia Municipal, António Queirós, dos Vereadores Paulo Gago e Ricardo Alves, do Provedor do Idoso, Álvaro Oliveira, e do Pároco Armindo Gonçalves (que benzeu o local), de entre outras.
O momento contou ainda com a presença de utentes dos Centros de Convívio e de populares, numa tarde animada pela atuação do Centro de Convívio da Póvoa de Lanhoso e por um lanche convívio.
Depois do Centro de Convívio de Lanhoso, a rede será reforçada, em breve, com a abertura desta resposta social em Geraz do Minho.
Para a Vereadora com o Pelouro dos Seniores, Fátima Moreira, os Centros de Convívio são “uma resposta importantíssima nas políticas municipais de envelhecimento ativo”, com uma ação centrada nas questões da participação, da saúde e da segurança dos mais velhos. Por isso, esta responsável desafiou os utentes dos Centros a serem sinalizadores de possíveis situações de carência económica, fragilidade de saúde ou vulnerabilidade social da população sénior, fora dos Centros de Convívio, para que a Autarquia, com a sua rede de parceiros, possa intervir, conduzindo à resolução dos problemas e a uma comunidade mais coesa.