Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

A Póvoa de Lanhoso já é um Eco Município – com os dois Agrupamentos escolares a receberem o Diploma Eco Agrupamento
publicado a 11 de novembro de 2024

Foram hasteadas, na manhã de hoje, as Bandeiras Eco Escolas nos Jardins de Infância de Garfe, Simães e Travassos e na Escola Básica de Taíde. A Vereadora da Educação Fátima Moreira e o Vereador do Ambiente, Paulo Gago, acompanhados pelo Diretor do Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso, Ângelo Dias, visitaram estes estabelecimentos escolares e entregaram os diplomas referentes a este programa e procederam ao içar da Bandeira.

A conferir o colorido alegre e dinâmico a estes momentos estiveram as/as alunos/as, representando o melhor do nosso presente e absorvendo conhecimentos e comportamentos que darão frutos, o que irá contribuir para um melhor ambiente e futuro de todos/as.

A Vereadora da Educação referiu a importância destas cerimónias mas “mais importante do que receber as bandeiras e diplomas que validam e reconhecem o trabalho feito, é o compromisso com o futuro, adquirindo novos comportamentos e continuando a pô-los em prática no dia-a-dia”.

O Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, juntou-se a esta comitiva para a cerimónia que decorreu na Escola Secundária, dando os parabéns a este Eco Agrupamento, que recebe o título pelo segundo ano consecutivo.

Este ano o motivo para estarmos orgulhosos é ainda maior pois o número de eco escolas subiu de 8 para 13, o que se traduz na totalidade de estabelecimentos escolares, dos dois Agrupamentos, com este galardão. No caso do Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio acontece pela primeira vez.

O desafio “O Mar Começa Aqui” , levado a efeito pela Escola Secundária e pela Escola Básica de Taíde foi uma das iniciativas a concurso e que implicou a conjugação de sinergias, tendo o Município apoiado com material necessário à execução e acompanhado todos os passos do trabalho.

O objetivo geral desta iniciativa foi sensibilizar e alertar a população em geral e, em particular, a comunidade escolar, para as consequências negativas que resultam da deposição inadequada de resíduos, nas sarjetas dos passeios e/ou nos sumidouros, pois “tudo o que cai no chão, vai parar ao mar”.

À Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso foi agora, com base nos resultados alcançados, atribuído o título de Eco Município.

Na parte da tarde foi a vez da EPAVE içar a Bandeira Eco-Escolas, o que representa mais um fator de orgulho para a comunidade escolar.

A atribuição das Bandeiras pretende “encorajar ações desenvolvidas e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade”.

Estas “distinções” são atribuídas pela ABAAE (Associação Bandeira Azul, de Ambiente e Educação), no âmbito do programa Internacional Eco Escolas que é desenvolvido em Portugal desde 1996.

Para o próximo ano os temas são a Ação Climática, os Espaços Exteriores e a Biodiversidade: Preservar e Regenerar.