Está de regresso a única competição de Teatro Associativo de âmbito nacional. O Concurso Nacional de Teatro (CONTE) realiza-se entre os dias 5 de fevereiro e 12 de março, no Theatro Club da Póvoa de Lanhoso.
A edição de 2022 coincide com os 80 anos de carreira do consagrado ator Ruy de Carvalho, patrono do evento que, a partir deste ano, dará nome ao certame, passando este a ser designado Concurso Nacional de Teatro – Ruy de Carvalho.
Para o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro, “trata-se de um concurso que promove o talento nacional e valoriza a cultura. Somos uma terra que preza o que é nosso e este é um momento de grande afirmação do teatro português”.
Na XVII edição do Concurso Nacional de Teatro sobem ao palco nove companhias de todo o país, que apresentam as produções a concurso. O público poderá assistir aos espetáculos todas as sextas-feiras e sábados, entre os dias 5 de fevereiro e 5 de março, realizando-se no dia 12 de março a Cerimónia de Encerramento e entrega dos prémios.
Cada grupo concorre em várias categorias, com destaque para o Prémio Ruy de Carvalho, que distingue a melhor produção.
No dia do arranque, será inaugurada a exposição “Ruy de Carvalho – O Patrono”, na Galeria de Exposições do Theatro Club, às 21h00.
O programa da edição deste ano é apresentado esta terça-feira, dia 1 de fevereiro, às 12h00, no Theatro Club da Póvoa de Lanhoso.
O CONTE é organizado pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e pela Federação Portuguesa de Teatro (FPTA).