Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Póvoa de Lanhoso recebe participantes de todo o país
publicado a 23 de janeiro de 2025

para o XXIII Fórum Permanente de Teatro – a uma semana de arrancar a XX edição do CONTE e no ano em que se comemoram os 120 do Theatro Club

A Póvoa de Lanhoso vai receber, no próximo fim-de-semana, o XXIII Fórum Permanente de Teatro, organizado pela Federação Portuguesa de Teatro, contando com a colaboração do Grupo Cénico Povoense. Os/as participantes, que fazem parte das companhias de teatro, vêm dos mais diversos pontos do país para aprender e partilhar experiências.

Este Fórum, apresentado na Conferência de Imprensa em que foi conhecido o programa da XX edição do CONTE - Concurso Nacional de Teatro Amador Ruy de Carvalho, será composto por nove painéis que vão ser dinamizados em vários espaços, designadamente, o Theatro Club, o CIMF, a EPAVE, instalações do Grupo Cénico Povoense e o Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Os 9 painéis são: .Jogo dramático; Preparação do ator - Respiração e Voz; Preparação do ator - teatro Psicofísico no ator; Preparação do ator - Estética Teatral; Construção e criação do espetáculo; Construção de cenografia e adereços; Tecnologia da iluminação cénica; Caracterização - Técnicas de Maquilhagem para Ator; Dirigentes Associativos.

Cada um destes temas será trabalhado pelos/as formadores/as de modo especifico e tem objetivos que estão intimamente ligados com o aperfeiçoamento das performances em palco.

Num ano em que o único Concurso Nacional de Teatro realiza a sua XX edição e em que se comemoram os 120 anos do Theatro Club, receber este Fórum na Póvoa de Lanhoso é motivo de redobrado orgulho.

Desde sempre associada ao teatro amador, a Póvoa de Lanhoso é uma terra de teatro e quer manter viva esta ligação, promovendo a sua projeção no panorama nacional. Contribui para esta vontade a associação ao CONTE de Ruy de Carvalho, a maior figura do teatro, em Portugal.

Os números contabilizados em vinte anos de CONTE expressam a qualidade e o valor deste evento: foram mais de 200 espetáculos, mais de 1000 prémios nominais e de grupo atribuídos, mais de 2000 atores e atrizes a passar pelo palco e mais de 20 000 espetadores. “Estes números são para nós sinónimo de orgulho e da imagem que nós conseguimos passar da Póvoa de Lanhoso para o exterior”, referiu o Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, na apresentação do certame, sublinhando a importância a fazer esse caminho com parceiros de excelência, como é o caso da Federação Portuguesa de Teatro, da Fundação INATEL e, a nível local, do Grupo Cénico Povoense.

A marcar o início deste Fórum estará a apresentação da peça vencedora da edição do ano passado “Num corte de asas” do Re/criar - Grémio Dramático, ao que se seguirá a receção aos/às participantes.

No sábado, após a sessão de abertura, marcada para as 9h00, no Theatro Club, terão início os painéis que decorrem ao longo de todo o dia de sábado, nos vários locais. À noite, o Grupo Cénico Povoense, o grupo de teatro da Póvoa de Lanhoso sobe ao palco com um dos sucessos que tem percorrido várias salas de espetáculos dentro e fora de portas “Os Silvas”.

No domingo ao final da manhã serão encerrados os painéis e apresentados os trabalhos realizados por formadores/as e formandos/as, que assim o entendam, após o que se darão por findos os trabalhos de mais um fórum, com uma sessão solene de encerramento.

A Póvoa de Lanhoso continua empenhada em se destacar e validar como referência do teatro associativo, no país. Este é um dos objetivos mais importantes, a nível cultural, que o executivo continuará a apoiar, envolvendo-se e envolvendo todos os públicos e todos os parceiros, contribuindo para o enriquecimento dos/as participantes neste evento.