Fátima Moreira, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, recebeu no passado dia 26 de Janeiro, em Coimbra, a Bandeira das Autarquias Familiarmente Responsáveis, com que o Município foi distinguido.
Esta Bandeira, que é atribuída anualmente pelo Observatório das Autarquias +Familiarmente Responsáveis, resulta da avaliação dos fatores ligados às políticas de integração da família e visa acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias no que diz respeito a responsabilidade familiar.
Esta distinção resulta, assim, do excelente trabalho que a Póvoa de Lanhoso desenvolveu no âmbito dos compromissos assumidos com as famílias, implementando medidas de coesão e apoio social. Também neste dia o Município recebeu o diploma de membro da Rede Europeia de Autarquias Amigas da Família como reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido no âmbito da implementação de uma cultura e de políticas amigas das famílias.
No presente ano, o executivo dar-lhe-á continuidade, com a implementação do IMI Familiar, que será mais reduzido de acordo com o número de dependentes; a manutenção das tarifas sociais de água e de saneamento e os benefícios fiscais para jovens que pretendam construir no concelho. Também o Fundo Municipal de Emergência Social, cujo objetivo é fazer face a necessidades imediatas e essenciais dos agregados familiares mais vulneráveis, continua disponível.
Estas medidas, que também devem ser capazes de garantir às famílias o exercício pleno das suas responsabilidades de forma a prevenir situações de risco, vêm juntar-se a outras, como é o caso do projeto das Hortas Comunitárias, dos apoios concedidos ao pagamento da renda de casa, à natalidade e ao pagamento da creche.
Fátima Moreira, responsável do executivo por toda a área social, mostrando-se visivelmente agradada, referiu que “A Póvoa de Lanhoso recebeu esta Bandeira com muito orgulho, sendo um incentivo para implementar ainda mais e mais adequadas políticas para nos tornarmos cada vez mais familiarmente responsáveis, defendendo e valorizando as famílias da Póvoa de Lanhoso.”
A autarquia povoense encontra-se no conjunto dos 95 municípios a quem foi conferida esta distinção, neste evento que vai já na sua 14.ª edição.