A Póvoa de Lanhoso foi uma das entidades que recebeu a bandeira empreendedora do projeto Ter Ideias para Mudar o Mundo.
No passado dia 12 de outubro, o Centro Educativo Alice Nabeiro, da Fundação Coração Delta, recebeu Autarcas, Técnicos, Diretores de Agrupamentos de Escolas e Educadoras dos Municípios da NUT III Ave para a entrega das já referidas bandeiras.
Esta iniciativa contou com a presença do Comendador Rui Nabeiro e do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, assim como do Diretor Pedagógico do Centro Educativo Alice Nabeiro, Manuel Ferreira Patrício, e da representante do Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, Teodolinda Magro.
“Ter Ideias para Mudar o Mundo é um projeto que pretende desenvolver nas nossas crianças e alunos competências empreendedoras, que são transversais a todas as áreas do conhecimento, tendo em conta o perfil que foi definido pelo Ministério da Educação para o aluno à saída da escola. A Póvoa de Lanhoso, atenta às necessidades dos nossos alunos e a projetos inovadores que potenciem o sucesso escolar deles, aderiu ao Ter Ideias para Mudar o Mundo antes da Comunidade Intermunicipal do Ave o ter acolhido no seu Plano Integrado Inovador de Combate ao Insucesso Escolar”, refere a Vereadora da Educação da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Gabriela Fonseca.
No concelho da Póvoa de Lanhoso, o Projeto Ter Ideias para Mudar o Mundo está a ser implementado no ensino pré-escolar do Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio e da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso.
O Manual “Ter ideias para mudar o mundo” foi criado pelo Centro Educativo Alice Nabeiro, em 2008, com o intuito de promover competências empreendedoras, concretizando projetos nas mais diversas áreas e interesses, com base na metodologia deste manual, que atualmente chega já a mais de 4000 alunos por todo o país.
A Comunidade Intermunicipal do Ave, representada pelos Coordenadores do Conselho Intermunicipal de Educação, Leonel Rocha e Agostinha Freitas, assinou o protocolo de colaboração com a Associação Coração Delta para continuar a implementar o projeto Ter Ideias para Mudar o Mundo em todos os Municípios do Ave.
A Bandeira, que foi entregue a representantes de 20 concelhos de norte a sul do país é, pois, um reconhecimento de mérito a todas as entidades parceiras, públicas ou privadas que implementem ao longo do ano letivo este programa, com crianças dos 3 aos 12 anos.