A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promoveu no passado dia 20 de dezembro, as comemorações do centenário do nascimento de Armando Rodrigues, antigo Presidente da Câmara. Esta foi uma forma de homenagear uma das figuras Povoenses mais proeminentes do século XX pelas várias funções que assumiu ao longo da sua vida.
O programa contemplou a celebração de uma eucaristia, seguida de romagem ao cemitério e do descerrar de uma placa, na Praça Eng. Armando Rodrigues, um local central situado bem no coração da Vila Povoense, onde também tiveram lugar as intervenções oficiais.
O Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, classificou este como um momento “que honra a Póvoa de Lanhoso e o legado de Armando Gonçalves Rodrigues”. Representando a família, Luísa Rodrigues reafirmou o reconhecimento e a coragem do líder da Autarquia, “de ter, finalmente, feito ajustiça a um homem que deu a vida por esta terra”.
Foram inúmeras as pessoas que se juntaram a este momento simbólico. Esta placa agora visível fica junto a uma árvore plantada há décadas atrás, pelo próprio Armando Rodrigues. Enquanto Presidente da Câmara, iniciou a obra de fornecimento de energia elétrica às freguesias, a eletrificação da Avenida da República e a recuperação e apetrechamento da Casa da Mesa, no Monte do Pilar. Foi também responsável pela transferência da posse do Campo dos Moinhos Novos para o Sport Clube Maria da Fonte, de entre outras concretizações. Os projetos para o desenvolvimento da sua terra foram abruptamente interrompidos com o seu falecimento prematuro e inesperado, a 23 de setembro de 1972, quando tinha 47 anos.