A Póvoa de Lanhoso ficou em 44º no IPIC de 2019. Uma subida de 251 posições face ao último estudo, realizado no ano de 2016.
“Esta é mais uma evidência do nosso trabalho de aproximação e transparência, através dos canais de comunicação. Termos uma presença na internet reconhecida por este estudo é um reflexo do excelente trabalho realizado por este Executivo, apoiado nos princípios de Transparência e Presença com a população”, refere o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva.
O IPIC – Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais distingue boas práticas e exemplos de sucesso na prestação de serviços aos cidadãos e às cidadãs. Ou seja, analisa a forma como se apresentam na internet, como prestam serviços à comunidade, como abrem as possibilidades de interação dos/as cidadãos/ãs e das empresas e nas ferramentas com vista à participação nos assuntos de interesse comum.
Este índice refere-se ao resultado de um estudo efetuado aos websites das Câmaras Municipais do país, realizado com o intuito de retratar o estado da modernização digital das Autarquias e do nível da sua relação eletrónica com os/as munícipes. Retrata ainda a forma como as Câmaras Municipais interagem com a população a nível digital, a sua presença na internet.
A Póvoa de Lanhoso é exemplo de uma Autarquia bem sucedida nesta relação, posicionando-se acima de municípios como Braga, Vila Nova de Famalicão, Vieira do Minho, Barcelos ou Vila Verde.
Para o cálculo do índice, são avaliados e classificados, por observação direta dos websites camarários, 31 indicadores organizados por quatro critérios: Conteúdos: tipo e atualização; Acessibilidade, navegabilidade e facilidade de utilização, Serviços online e Participação.
Esta iniciativa é organizada pela Universidade do Minho e Universidade das Nações Unidas em conjunto com a Agência para a Modernização Administrativa. A sessão de apresentação pública dos resultados teve lugar a 4 de dezembro, em Guimarães.