“Vocês têm direito à proteção social e familiar. Devem defender esses direitos, enquanto jovens, adolescentes, crianças, e um dia, quando forem adultos, defenderem os mesmos direitos para os vossos filhos e filhas, os vossos sobrinhos e afilhados e outros familiares e amigos”, vincou o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro, ao receber, nos Paços do Concelho, um grupo de crianças e jovens, por ocasião das comemorações do 34º aniversário da Convenção dos Direitos das Crianças. “Porque também é isso que vai fazer da Póvoa de Lanhoso um concelho cada vez melhor para vocês viverem e para serem muito, muito felizes”, concluiu o autarca.
Este grupo, com cerca de uma centena de pessoas, realizou uma marcha pacífica entre o Largo António Lopes, onde a iniciativa iniciou com o Estendal dos Direitos das Crianças, e os Paços do Concelho, onde uma criança entregou ao Presidente da Câmara Municipal um manifesto, expressando as suas preocupações e os direitos que os/as mais novos/as gostariam de ver salvaguardados. Frederico Castro esteve acompanhado, neste momento, de Vereadores do seu Executivo e de elementos do seu Gabinete.
Tratou-se de uma iniciativa da Comissão de Proteção das Crianças e Jovens (CPCJ) da Póvoa de Lanhoso, em colaboração com os dois Agrupamentos de Escolas e a EPAVE, atendendo igualmente às sugestões recolhidas pelos/as alunos/as no âmbito do Projeto da UNICEF - Escola pelos Direitos das Crianças.
Esta marcha pelos Direitos das Crianças visou promover, sob orientação de docentes, a participação ativa e as competências de cidadania dos/as alunos/as, bem como a audição destes/as e da sua perspetiva em relação aos seus direitos, integrando-se no eixo de intervenção do Plano Local de Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças e Jovens da Póvoa de Lanhoso de Promoção de Acesso à Informação e à Participação das Crianças e Jovens.
Para além de professores e professoras e de responsáveis escolares, também acompanharam esta marcha, no dia 20 de novembro, elementos da GNR e da Modalidade Alargada da CPCJ.