Após terem visitado a empresa Flight Dynamics, uma empresa do setor aéreo espacial, localizada no Parque Industrial de Mirão, na Póvoa de Lanhoso, alunos e alunas de uma turma do 9º ano da escola EB 2/3 Prof. Gonçalo Sampaio tiveram a possibilidade de visitar a empresa Deifil, também localizada no concelho, na freguesia de Serzedelo, e que tem como missão utilizar a biotecnologia ao serviço da agricultura, produzindo assim plantas de elevada qualidade genética e fitossanitária.
O potencial empreendedor e inovador da Deifil é, sem dúvida, um exemplo a partilhar com estes e estas jovens, que vão ingressar no ensino secundário e que precisam de conhecer projetos inovadores promovidos no concelho.
O testemunho de Andreia Afonso, empresária que recebeu a comitiva, foi muito importante para estes e estas jovens no sentido de os/as motivar para a necessidade de continuarem o seu percurso escolar e de sensibilizar para a importância do perfil profissional dos/as jovens aquando do processo de seleção na sua empresa.
Estes/as estudantes mostraram surpresa ao saber da existência de uma empresa em meio rural da Póvoa de Lanhoso, a qual prima pela qualidade e inovação e que é pioneira em Portugal ao nível da utilização da biotecnologia vegetal e das suas técnicas em laboratório e numa área de aclimatização.
Esta ação inseriu-se na estratégia da equipa multidisciplinar Team4school, ao abrigo do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Ave.