Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Rota dos Monumentos Inclusivos
publicado a 16 de julho de 2024
As três instituições do concelho com intervenção na área da multideficiência aceitaram o desafio de “testar” a Rota dos Monumentos Inclusivos.
 
Em dias distintos, os/as utentes da Casa de Trabalho, da ASSIS e da AADVDB visitaram alguns dos oito Monumentos que integram esta Rota: o Castelo de Lanhoso, o Castro de Lanhoso, a Igreja Românica de Fontarcada, a Estátua da Maria da Fonte, em Fontarcada, a Igreja Românica de Verim, a Ponte de Mem Gutierres, o Santuário de Nossa Senhora do Porto de Ave e a Mamoa do Madorro.
 
Alguns dos objetivos deste projeto são eliminar barreiras interpretativas e facilitar o acesso de todos/as ao conhecimento histórico de uma forma segura, confortável, compactada e com linguagem simples, proporcionando uma experiência multissensorial única e marcante.
 
É uma solução de interpretação do património histórico do concelho inovadora e pioneira, que foi apresentada no final do ano passado no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Cidade Educadora. Pelas suas características diferenciadoras, este projeto foi selecionado para participar no Congresso das Cidades Educadoras, em Curitiba, Brasil, no passado mês de Maio.
 
As visitas inclusivas deve ser planificadas em função da tipologia dos/das participantes para que o discurso seja ajustado e os monumentos sejam selecionados em função das necessidades de cada grupo.
 
A informação relativa à RMIPVL está disponível no site da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso em shorturl.at/EbepY e as visitas inclusivas podem ser agendadas através do e-mail castelo.lanhoso@mun-planhoso.pt