A Câmara Municipal da Povoa de Lanhoso vai inaugurar, no próximo dia 28 de novembro, a StartUp Póvoa LEIRA, com a presença do Ministro da Economia e do Mar, Professor Doutor António Costa Silva.
A StartUp Póvoa LEIRA ocupou uma antiga Casa dos Magistrados, na Rua Dr. Gonçalo Sampaio, alvo de profunda intervenção, que permitiu a reabilitação integral do edifício de modo a acomodar este novo e potencial recurso para a economia do território.
Os objetivos da Póvoa LEIRA prendem-se com a criação de um serviço de qualidade e referência de âmbito socioeconómico que impulsione o investimento, a criação de novos postos de trabalho e auxilie o concelho na recuperação da sua economia local.
No imediato, serão disponibilizadas duas modalidades de incubação, a primeira, em gabinetes privados, até um máximo de cinco promotores/empreendedores e outra, de incubação virtual.
O programa de incubação vai contemplar o auxílio aos promotores/empreendedores que se encontrem em etapas de pré-incubação, incubação e desenvolvimento do seu negócio, sendo que, para tal, vão ser disponibilizados no edifício serviços de apoio ao desenvolvimento e empregabilidade e ao financiamento comunitário.
O Vereador da Economia e Inovação, Ricardo Alves, referiu que “esperamos com este equipamento apoiar a criação e desenvolvimento de empresas de valor acrescentado na Póvoa de Lanhoso e tornar-nos mais atrativos para a fixação de pessoas e empresas no nosso território”.
Os procedimentos de adesão e o funcionamento da StartUp Póvoa LEIRA estão vertidos no Regulamento Municipal de Funcionamento e Utilização, que foi aprovado na reunião de Câmara de 4 de Setembro.
A intervenção realizada materializa um investimento total elegível de 610.857,18€, financiado através do Programa Operacional Regional do NORTE 2020 em FEDER 513.825,30€, o que se traduz numa taxa de comparticipação de 84,12%.