O Município da Póvoa de Lanhoso e o Município de Gondomar assinaram ontem, 14 de maio de 2019, mais um protocolo em comum, desta vez, no âmbito da Rota da Filigrana, em ciclismo, que vai para a estrada no dia 14 de setembro.
Este protocolo compromete os municípios envolvidos durante os próximos três anos, cabendo à Federação Portuguesa de Ciclismo e ao Boavista Ciclismo Clube a organização e regulamentação técnica, tendo como principais objetivos a promoção da arte da filigrana, o fomento da prática desportiva e o crescimento económico e turístico dos territórios.
“Esta é a segunda vez, em menos de um ano, que me desloco a Gondomar para assinar documentos que ligam os nossos dois concelhos: o primeiro, sobre a certificação da Filigrana de Portugal; agora este, sobre as provas de ciclismo Rota da Filigrana”, refere o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva. “Isto demonstra a importância das parcerias na promoção do desenvolvimento dos territórios e a aposta no desporto como aliado do turismo e da dinamização da economia local”, conclui.
A Rota da Filigrana’19, prova em linha de ciclismo reservada às categorias elites e de sub-23 com 132 quilómetros de extensão, entre Gondomar e Póvoa de Lanhoso, promete animar a 14 de setembro a reta final do calendário velocipédico desta temporada. Está prevista a participação das grandes formações do pelotão nacional, num total entre 130 a 150 ciclistas, e o percurso contempla três contagens para o Prémio de Montanha, em Penafiel, Barrosas e Felgueiras.
No dia seguinte, o “grandfondo” com partida de e chegada à Póvoa de Lanhoso, na distância de 112 quilómetros, será o ponto alto de uma iniciativa desportiva partilhada por dois municípios em prol de uma realidade única: a filigrana. Estima-se a participação de 500 participantes, visto que se trata de uma prova de participação popular, aberta a atletas federados e não federados, com 16 anos de idade mínima.