Semana dedicada à heroína povoense antecede estreia da opereta moderna Maria da Fonte
No dia 4 de Novembro será apresentado o programa da Semana Maria da Fonte, que decorre até ao dia 12 de Novembro. Na cerimónia, que vai decorrer no CIMF (Centro Interpretativo Maria da Fonte) e que contará com a presença do Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Dr. André Moz Caldas, será lançado o conjunto de iniciativas que irão decorrer nestes dias inteiramente dedicados à heroína Maria da Fonte, ao seu papel na história e as repercussões que a força da sua revolta transportou até aos dias de hoje, robustecendo o papel da mulher na sociedade.
O programa da semana da Maria da Fonte será detalhado por Jenny Silvestre, Diretora do Laboratório de Ópera Portuguesa (LOP), que intervirá de seguida.
A primeira conferência do ciclo “A Mulher portuguesa e a multifuncionalidade do seu papel no decurso da História” seguir-se-á, com as intervenções de Paulo Freitas, Coordenador do CIMF, com a comunicação “A Revolta da Maria da Fonte” e de Duarte Azinheira, Administrador da Imprensa Nacional Casa da Moeda, com a comunicação “Francisco Teixeira de Queiroz”. “A escrita da “nova muller” en Galicia: Rosalía de Castro como precursora do feminismo” é o tema da comunicação que Maria López Sández, da Universidade de Santiago de Compostela irá apresentar.
Pelas 18h30, o Grupo Cénico Povoense subirá ao palco do Theatro Club, sala de espetáculos povoense contígua ao CIMF, para apresentar um excerto da peça de teatro “Revolução da Maria da Fonte”, que estreou no passado sábado. Com este momento, encerra-se, assim, o primeiro dia da Semana Maria da Fonte.
Estreia moderna da opereta Maria da Fonte – 12 de Novembro
Marcada para dia 12 de Novembro está a estreia moderna da opereta Maria da Fonte, pelas 17h00, no grande Auditório do Centro Cultural de Belém.
A opereta é uma comédia em 3 atos, escrita em português, e será interpretada por oito solistas, coro e orquestra. Nesta estreia está envolvido o Coro do Teatro Nacional de São Carlos e a Orquestra Sinfónica Portuguesa, bem como alguns dos mais reconhecidos solistas da atualidade.
Também no dia 14 de Novembro, pelas 10h30 a opereta será apresentada, destinando-se o espetáculo deste dia a crianças e pessoas mais velhas. Ambas as récitas contam com Áudio Descrição (AD) e Tradução em Língua Gestual Portuguesa (LGP).
A realização da 4.a edição do Festival “Música no Termo”, que teve lugar entre 9 de setembro e 14 de outubro e contou com a participação da Banda Musical de Calvos e da Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso foi já uma “antecâmara” da Opereta Maria da Fonte. Os repertórios apresentados pelas duas Bandas povoenses foram um excelente momento de exaltação da Maria da Fonte, símbolo feminino de bravura e coragem, tão identitária da Póvoa de Lanhoso.
Ciclo de conferências 8 de Novembro a 12 de Novembro de 2023
Subordinadas ao tema “A mulher portuguesa: multifuncionalidade do seu papel no decurso da História”, as conferências terão a direção científica de Luísa Cymbron, do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da FCSH da Universidade Nova de Lisboa.
Para além do trabalho de investigação, é também objetivo associar às conferências testemunhos na primeira pessoa de mulheres empreendedoras e que dão cartas nos mais variados domínios de atividade, dentro e fora de Portugal, como é o caso das povoenses Inês Barbosa, filigraneira; Ana Lúcia Lopes, empresária agrícola; Andreia Afonso, bióloga; Sílvia Magalhães, empresária da área da extração de granito; Clarisse Vieira, professora e política; Natália Pereira, investigadora e política; Soledade Guimarães, empresária da área da saúde, Elisabete Cunha, empresária da área do turismo e Fátima Moreira, política. A conferência em que estas “Marias da Fonte” irão participar terá lugar no Museu Nacional do Traje, no dia 8 de Novembro. Será uma oportunidade para refletir sobre temas tão atuais como os respeitantes às questões de género e da igualdade, entre outros.