O Grupo Desportivo da Goma organizou a sétima edição do já bem conhecido Trail das Andorinhas. Esta prova, que já faz parte do circuito da modalidade, teve nesta edição perto de 400 atletas inscritos.
Com as distâncias de trail curto de 15 km e trail longo com 26 km, trail kids com as distâncias de 1000 e 2500 metros e a caminhada com 5 km, os/as atletas distribuíram-se pelas várias categorias, de acordo com a sua preparação e objetivos que pretendiam atingir.
Cumpridos os percursos prévia e cuidadosamente sinalizadas e observados todos os protocolos de segurança, a cargo do Serviço Municipal de Proteção Civil, foram poucos/as os/as que não atingiram a meta.
Durante os trajetos, os/as inúmeros colaboradores/as asseguraram os postos de abastecimento que permitiram a reposição de energias para que o cansaço fosse superado.
Nos dois percursos foi acrescentada uma parte mais íngreme que tornou este trail, já conhecido pela espetacularidade do seu trajeto e pela beleza da envolvente, ainda mais competitivo e interessante para os/as amantes da modalidade. Este troço, já na parte final, foi introduzido pela primeira vez nesta edição, conferindo ao mesmo um maior nível de dificuldade e de adrenalina.
Mas o destaque vai também para o atleta da Assis, um utente da unidade da Póvoa de Lanhoso que participou acompanhado durante todo o percurso pelo seu monitor, um dos colaboradores daquela instituição.
Na edição do ano passado, os/as utentes da Assis participaram ajudando no posto de abastecimento da meta, tendo o GDG oferecido uma parte do valor das inscrições a esta IPSS. Foi nessa altura que o José Carlos Correia disse que queria também participar, tendo realizado esse desejo no passado domingo. Apesar de extenuado, chegou à meta!
O Vereador do Desporto, Ricardo Alves, esteve na entrega das medalhas aos/às atletas vencedores/as, agradecendo a participação de todos/as.
Nas breves palavras que dirigiu aos/às atletas e às equipas de apoio, mencionou que a realização destas provas, em estreita colaboração com o Grupo Desportivo da Goma, são a marca que já distingue o concelho da Póvoa de Lanhoso, colocando, incontornavelmente, Sobradelo da Goma no mapa das provas de trail a nível nacional.
O Município da Póvoa de Lanhoso, a quem foi atribuída recentemente a Bandeira de Município Amigo do Desporto, para além de querer fomentar a promoção da atividade física e a promoção de atividades desenvolvidas com as associações locais, quer também contribuir para que o impacto do desporto a nível do território povoense seja cada vez maior. O desporto é transversal a todas as áreas, desde a saúde e educação, à economia e ao turismo, o desporto é também inclusão.