Na manhã de ontem, as crianças da sala de finalistas do Jardim de Infância de S. Gonçalo, da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso e que integram este ano o projeto “Igualdade, Cidadania e Direitos Humanos”, fizeram uma visita ao Tribunal da Póvoa de Lanhoso. No Tribunal foram recebidas pelo Juiz de Direito e pela Procuradora do Ministério Público da Comarca.
A ação foi programada no âmbito do trabalho que é desenvolvido com estas crianças, no qual, após a abordagem relativa às profissões houve a perceção de que algumas, como o caso de de “juiz/a” ou de “procurador/a”, eram para elas desconhecidas.
Através do projeto são introduzidas e reforçadas várias competências relativas a esta temática, preparando os/as mais pequenos/as para a realidade na qual todos/as devem ser aceites e respeitados/as, independentemente do seu género, origem racial ou étnica, religião ou crença, deficiência, idade, entre outras, promovendo a inclusão e contribuindo para uma sociedade livre de discriminação.
A aprendizagem livre de preconceitos e pré-conceitos, desde tenra idade, poderá fazer toda a diferença no trajeto futuro destes/as povoenses numa sociedade que será tanto mais rica quanto mais diversa for.