O Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, e o Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, inauguraram, na tarde de hoje, a StartUp Póvoa LEIRA.
Esta cerimónia, na qual esteve também presente o Vogal Executivo do Programa Regional Norte 2030, Eng.º Humberto Cerqueira, foi largamente presenciada pelo tecido empresarial povoense, referidos na alocução do Presidente da Câmara Municipal como tendo um papel importante e que ajudam o concelho a assumir-se cada vez mais como um território de oportunidades.
“Este projeto é uma operação com um custo elegível de 596 mil euros, e é financiado pelo FEDER”, referiu Humberto Cerqueira, e continuou elogiando a LEIRA, referindo que este “é um projeto naturalmente inovador e transformador, numa área tão importante para o desenvolvimento dos territórios, e é um projeto inovador porque não é igual a tantos outros projetos que muitas vezes se repetem e, que pela sua repetição, acabam por não ser transformadores”.
Por seu lado, o presidente da Câmara Municipal deu as boas vindas, especialmente a António Costa Silva, que visitou pela primeira vez a Póvoa de Lanhoso, a título formal, para a inauguração deste equipamento. “Somos um concelho de média dimensão, mas um concelho onde se trabalha muito e se aproveita todas as oportunidades. É preciso reconhecer que temos feito um trabalho importante e meritório para os nossos territórios, não só para a Póvoa de Lanhoso, mas para toda a região. E esta obra é um desses exemplos, nós tivemos que fazer adaptações significativas relativamente ao que estava previsto inicialmente. Desde o momento da candidatura até ao lançamento do concurso, passamos por um período em que os custos da matéria-prima dispararam astronomicamente e obrigaram a adaptações significativas que fizeram com que nós repensássemos este equipamento para servir o seu propósito. Neste ponto, a CCDRN teve um papel muito importante, com a capacidade necessária para perceber e ir de encontro às adaptações que foi necessário efetuar.” E continuou, sublinhando que “os tempos e os desafios do nosso tempo exigem que nós sejamos capazes de impulsionar o investimento, por isso são precisas políticas públicas que possam dar resposta a essas necessidades e nós queremos continuar a ser uma autarquia capaz de dar essas respostas aos empresários e de os capacitar.”
O Ministro da Economia e do Mar deu os parabéns à Póvoa de Lanhoso e salientou que “nós não podemos ser um país avançado e desenvolvido sem uma economia forte e devemos preocupar-nos com a criação de riqueza. Seremos um país muito mais avançado, quanto mais alavancas tivermos que nos ajudem… Este espaço, a LEIRA é uma espécie de faixa de cultivo onde as sementes podem germinar como uma espécie de faixa tecnológica para o desenvolvimento da economia local, de toda a Póvoa de Lanhoso e do território envolvente.”
A StartUp Póvoa LEIRA, que hoje abriu portas, preconiza os fatores de desenvolvimento mais importantes para o concelho, a indústria, o turismo, o ambiente e a natureza e está, num primeiro momento, mais vocacionado para empresas ligadas com estes setores, não invalidando, em absoluto, a recetividade que será demonstrada a qualquer outro candidato/a em áreas diferentes destas.