O Município da Póvoa de Lanhoso vai receber de novo, este ano, o Prémio “Viver em Igualdade” atribuído bienalmente pela CIG (Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género).
Estas distinções inserem-se no âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação (ENIND) – Portugal + Igual e que têm como objetivo premiar o trabalho feito em matéria de igualdade nas diferentes áreas de intervenção da Câmara Municipal, nos dois últimos anos, quer a nível interno, quer no âmbito do território.
Sendo um “agente de desenvolvimento e entidade privilegiada para a concretização de ações e medidas que permitam a territorialização, identificação e apropriação local dos objetivos da ENIND e dos Planos Nacionais de Ação”, a autarquia povoense assume este papel com responsabilidade e com consistência.
“O prémio serve como validação das políticas e estratégias inovadoras no combate às desigualdades, seja de género, origem étnica, idade, deficiência ou outras formas de discriminação. Neste aspeto importa enfatizar o excelente trabalho realizado pela rede de parceiros do SIGO e pela Equipa para a Igualdade na Vida Local." Fátima Moreira, a Vereadora do executivo povoense responsável por esta área, acrescenta que “o dia-a-dia é um desafio constante para fazermos mais e melhor, com foco em todas as pessoas, nas suas circunstâncias e possibilidades”.
É, assim, a 5.ª vez que o município povoense é distinguido, prova do sucesso das ações implementadas que são de novo reconhecidas e validadas por aquela entidade.
“Viver em Igualdade” vem despertar as consciências para a necessidade de continuar a adotar boas práticas para a Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação, e de continuar a trabalhar acedendo a mais e melhores recursos que possam instrumentalizar os compromissos assumidos nestas áreas.