Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Triatlo das Andorinhas com record de 245 participantes – Renato Teixeira, da equipa da casa, venceu de novo a prova
publicado a 1 de julho de 2024

Com 70 atletas no Duatlo e 245 no Triatlo, este foi um fim-de-semana em cheio para os/as praticantes e amantes da modalidade que participaram nestas provas organizadas pelo Grupo Desportivo da Goma em estreita colaboração com a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.

A prova de Duatlo Jovem de S. José, a quarta que se realiza destinada a um público mais jovem, decorreu no sábado, no Parque do Pontido, no centro da Vila povoense. Os atletas concorreram nos escalões de benjamins, infantis, iniciados e juvenis, consoante a sua faixa etária.

No VIII Triatlo das Andorinhas, que já é considerada a prova mais emblemática da modalidade da Zona Norte, participaram 245 atletas vindos de todo o país e da vizinha Espanha, pois duas equipas eram oriundas da Galiza.

Tripartida nas modalidades de natação, ciclismo e atletismo, os/as atletas competiram tendo como pano de fundo o cenário da Barragem das Andorinhas e a envolvente àquele local que exalta a natureza.

A prova de natação decorreu na Barragem, numa extensão de 750 metros; o ciclismo, com 20 quilómetros, partiu do parque de transição localizado no Parque Desportivo da Goma, nas imediações do local de saída da água, e atravessou as freguesias limítrofes de Travassos, Brunhais e Esperança; a parte de atletismo, com uma extensão de 5 quilómetros realizou-se dentro da freguesia de Sobradelo da Goma, pelo trilho paralelo à Barragem e pela estrada Nacional até ao Parque de Lazer do Pontão.

A especial e merecida referência vai para os/as atletas do Grupo Desportivo da Goma, que surpreenderam com as suas prestações, destacando-se Renato Teixeira que, pelo segundo ano consecutivo, foi o vencedor deste Triatlo, bem como Alberta Pereira, que bisou o segundo lugar do pódio.

Por equipas, no escalão 30-34 masculinos, além de Renato Teixeira também Luís Lobo brilhou, ao alcançar o 3.º lugar. Tânia Cunha, no escalão 35-39 feminino, alcançou o segundo lugar; Alberta Pereira e Sofia Soares, no escalão 45-49, alcançaram o 1.º e 2.º lugares, e Jorge Nunes, no escalão 64-64 masculinos, obteve a prata. David Rito, nos 16-17 masculinos classificou-se em 3.º lugar. A fechar esta excelente prestação do GDG, João Pacheco e Rúbem Borges, em estafetas duplas, alcançaram o 2.º lugar.

O GDG conta atualmente com 9 atletas femininas e 21 atletas masculinos na equipa principal e tem ainda uma escola de Triatlo com 15 crianças com idades entre os 7 e os 16 anos, sendo estes resultados o fruto do trabalho que tem vindo a ser realizado desde o começo da seção de Triatlo, há mais de seis anos.

Também o fator inclusão esteve mais uma vez presente, desta vez com a participação de utentes da Assis que assumiram um papel de destaque na cerimónia final de entrega de prémios.
Outro fator que torna esta prova numa das mais conceituadas é o estrito cumprimento das normas de segurança, para o qual contribuiu o Serviço Municipal de Proteção Civil, que elaborou o Plano de Coordenação do evento, no que toca ao dispositivo de prevenção e socorro.

O Vereador Ricardo Alves, responsável da Câmara Municipal pelo Desporto, referiu, no final, que “o Triatlo das Andorinhas é uma prova que marca o calendário dos eventos desportivos do concelho, por se realizar num dos locais mais bonitos e emblemáticos, numa freguesia que tem nos seus registos a origem da filigrana, outro ex-libris do concelho. É com muito orgulho”, acrescentou ainda, “que organizamos estas provas que trazem à Póvoa de Lanhoso centenas de atletas e as suas famílias, que levam daqui as memórias dos bons momentos passados neste cenário natural único e deslumbrante”.