Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Webinar “Género e Participação Cívica e Política”
publicado a 8 de abril de 2025

- Ciclo de conferências Maria da Fonte como exemplo de boas práticas

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso foi a entidade co-organizadora do webinar “Género e Participação Cívica e Política” promovido pela Questão de Igualdade - Associação para a Inovação Social, na qualidade de entidade coordenadora da Rede de Autarquias para a Igualdade.

Ana Paixão, Presidente da Questão de Igualdade - Associação para a Inovação Social, Fátima Moreira, Vice-Presidente do Município povoense e Maria José Moura, Técnica Superior da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género foram as primeiras interlocutoras a dar os seus contributos.

A edil povoense referiu que a Póvoa de Lanhoso é um Município que valoriza muito a sua história e identidade e “quer continuar a afirmar este valor no presente, perpetuando-o para o futuro”. A Póvoa de Lanhoso é um Município de transição, que aposta na proximidade às famílias, para protagonizar um apoio mais adequado às suas necessidades, criando mais e melhores oportunidades para todos/as. Destacou o importante trabalho desenvolvido pelo SIGO na promoção de políticas de igualdade e não discriminação.

Seguiu-se-lhe Rosa Monteiro, Professora Associadas na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Ex-Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade que contextualizou o tema da participação política e cívica das mulheres desafiando as pessoas presentes a reflexões sobre a forma como estas se têm afirmado: os desafios e dificuldades – “ estar no poder, sem poder” e a “fadiga de género”.

Um exemplo de Boas Práticas Municipais de Promoção da Igualdade de Género na Participação Cívica e Política do Município da Póvoa de Lanhoso foi apresentado por Jenny Silvestre, do Laboratório de Opera Portuguesa que foi a responsável pela estreia moderna da Opereta Maria da Fonte, num projeto que valoriza a descentralização da cultura e da arte. Este trabalho permitiu revisitar a história da heroína da Póvoa de Lanhoso  sob uma nova perspetiva- enquanto símbolo de emancipação das mulheres e da luta pelos direitos.

A estreia desta obra inseriu-se na Semana Maria da Fonte, da qual também fez parte um ciclo de conferências, para o qual contribuíram os testemunhos de um painel de mulheres povoenses, determinadas e empreendedoras.

Igualmente Ana Martins, Vereadora da Câmara Municipal de Lagoa, que apresentou o “Prémio Maria Barroso”, um prémio que “pretende distinguir contributos relevantes de pessoas para a construção e valorização da igualdade entre mulheres e homens em respeito pelos direitos humanos”, interveio.

Elisabete Cunha, Deputada da Assembleia Municipal e Ex-Presidente do departamento das Mulheres Socialistas da Póvoa de Lanhoso, foi a protagonista do discurso na 1.ª pessoa com a sua riquíssima história de vida, pessoal, profissional e política. Recorde-se que esta povoense fez parte do ciclo de conferências cujo mote era “A Mulher portuguesa e a multifuncionalidade do seu papel no decurso da História", que decorreu no âmbito da Semana Maria da Fonte.

O webinar "Género e Participação Cívica e Política" foi o quinto e último de um Ciclo de 5 Webinares, incidindo sobre "Práticas Promotoras da Igualdade", promovido pela Rede de Autarquias para a Igualdade.

Esta ação teve como principal objetivo destacar o papel desempenhado pelos Municípios, enquanto atores chave para a promoção da mudança e inovação social nos seus territórios.

Pretende-se também que promova a reflexão, discussão e a busca conjunta de estratégias que a nível local e nacional contribuam para a promoção da Igualdade de Género na Participação Cívica e Política, nomeadamente através da partilha de boas práticas por eles desenvolvidas neste domínio.

A Rede é constituída já por 38 Autarquias de todo o país e é cofinanciada no âmbito do Apoio Técnico e Financeiro às Organizações Não Governamentais de Mulheres, gerido pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género – CIG.