A cerimónia de entrega de prémios do Concurso Literário Escolar António Celestino está marcada para hoje, 5 de abril, pelas 21h00, no recinto da Feira do Livro (Praça Eng. Armando Rodrigues, Póvoa de Lanhoso).
Este evento vai contar com um momento de ballet, por parte da Companhia 77, e com o animado Palhacinho da "Animações Palinhas".
Criar e consolidar hábitos de leitura, fortalecer práticas de escrita criativa e valorizar a expressão literária são os objetivos desta iniciativa, que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promove e organiza, numa parceria com a rede de bibliotecas escolares.
Instituído há alguns anos pelo Município da Póvoa de Lanhoso, o Concurso Literário EscolarAntónio Celestino é uma justa homenagem a um artista das letras das Terras de Lanhoso, António Simões Celestino da Silva, poeta, escritor e amante das artes. A cerimónia de entrega dos Prémios pretende envolver toda a comunidade escolar bem como o público, em geral, dando a conhecer uma das figuras literárias Povoenses mais conhecidas além-fronteiras.
António Celestino é autor de obras como “Gentes da Terra”, prefaciada por Jorge Amado, “Antigamente era san johan de rei”, “…às vezes fico pensando se isto será poesia”, “Contos (mal) falados”, “Poemas de cera perdida” e “Contos em forma de cereja”. Em 2006, publicou as suas memórias: “uma vida em si menor”. Muito jovem emigrou para o Brasil e por lá se fez homem, constituiu família e, apesar de ter construído uma carreira na área das finanças, a sua vida foi sempre muito voltada para a cultura. Privou com inúmeras figuras das artes e do espetáculo, como Jorge Amado, Fernando Assis Pacheco, Amália Rodrigues, Carybé e Gabriel Garcia Marques, de entre muito outros. Faleceu em 2013.