O Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos (CICC) é também o Centro Ambiental da Póvoa de Lanhoso, pretendendo encaminhar os mais jovens e os cidadãos para uma utilização mais responsável e eficiente dos recursos naturais. É um espaço dedicado a atividades para todas as idades, crianças, jovens, adultos e idosos com temáticas relacionadas com a educação e a sensibilização ambiental. No plano de atividades são comemoradas as datas importantes ao nível ambiental e também feitas atividades especificas conforme o interesse das instituições que nos procuram.
O CICC está localizado na freguesia de Calvos, terra natal de Gonçalo Sampaio (ilustre botânico e etnógrafo) a cerca de três quilómetros do centro da Vila da Póvoa de Lanhoso.
A existência deste Carvalho, motivou a aquisição desta propriedade privada por parte do Município da Póvoa de Lanhoso e foi criado um espaço de apoio à interpretação do Carvalho de Calvos e todos os ecossistemas que envolve. Foi criado o Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos e inaugurado em Junho de 2005. São realizadas inúmeras visitas técnicas por ano e atividades que têm por objetivo a divulgação do Carvalho de Calvos para diferentes públicos-alvo.
O Carvalho tem sido ao longo dos séculos uma árvore considerada muito importante sendo a ela que estão associados muitos rituais celtas e na Península Ibérica era considerada como um símbolo de força e resistência.
O Carvalho de Calvos, Carvalha grossa ou Carvalha da Fondoua, nomes pelos quais vulgarmente o Carvalho é conhecido é um Carvalho alvarinho (Quercus robur) e é desde 22/08/1997 uma árvore classificada de interesse público.
Esta classificação foi conseguida dadas as suas características ímpares e únicas. Estima-se que seja o Carvalho mais antigo da Península Ibérica e o segundo mais antigo da Europa.
No CICC também funciona serviço técnico do Gabinete de Apoio ao Bioagricultor (Gabio), criado no final do projeto Biologic@ (Interreg IIIC) com funções como a gestão técnica das hortas camarárias em modo de produção biológico, a divulgação de práticas de agricultura biológica, o apoio técnico a bioagricultores, a dinamização de diversas atividades técnicas com diferentes públicos, a orientação de estágios específicos, a dinamização de provas de produtos biológicos no Bar Biológico, dinamização do núcleo PROVE da Póvoa de Lanhoso e para os mais jovens a recriação da história do livro “O Mundo da Agricultura Biológica”, editado pelo Município em 2008.
A sensibilização para a valorização e a proteção da natureza é por isso uma componente fundamental no CICC para a reflexão de um modelo de sociedade mais sustentável e responsável no uso dos recursos.
O parque com 3.1ha é um ótimo local para atividades de lazer e de recreio, pela sua tranquilidade e espaço de ar livre mas também é um local de aprendizagem, pois diversas atividades são dinamizadas no exterior do centro, como é exemplo as visitas guiadas, as atividades práticas nas hortas ou nas aromáticas e medicinais, os jogos com cariz ambiental, os percursos de identificação das espécies presentes no parque e a valorização das espécies autóctones.