O Centro Interpretativo Maria da Fonte foi o local escolhido para receber a ação de formação “Treinar e Dirigir em Portugal - Contexto Legal”, organizada pela Associação Portuguesa de Direito Desportivo com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
Realidade desportiva em Portugal – contexto legal; os diversos aspetos jurídicos do desenvolvimento desportivo; os atores do sistema desportivo; regras impostas pela legislação; competir em Portugal; a disciplina na prática desportiva; e a carreira do praticante desportivo - vias profissionais e amadora foram os assuntos abordados. O formador foi o Presidente da Associação Portuguesa de Direito Desportivo, Rui Alexandre Silva. Esta iniciativa decorreu no passado dia 15 de fevereiro, durante a tarde, e contou com a participação de 22 pessoas.
Ao acolher iniciativas como esta, o Município da Póvoa de Lanhoso pretende proporcionar a associações, clubes, treinadores, dirigentes, atletas e a mais agentes desportivos conhecimentos e ferramentas para que melhor desempenhem as suas funções ao serviço do desporto concelhio.
Esta formação destinou-se a treinadores, dirigentes, atletas, técnicos de desporto, etc., e proporcionou uma unidade de crédito (atribuída como formação contínua na componente geral para revalidação do título profissional de treinador).