A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso já apresentou às entidades parceiras os resultados do trabalho do SIGO, durante o ano de 2019.
Esta apresentação decorreu no âmbito da reunião anual com as entidades parceiras do SIGO – Serviço para a Promoção da Igualdade de Género e de Oportunidades. “Agradecemos e louvamos a postura e apoio que todas as entidades parceiras têm, ao longo dos anos, prestado a esta resposta criada pelo Município, que visa apoiar e melhorar as condições de vida de quem sofre de violência”, destaca o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva.
Para além de dar a conhecer dados nacionais e o trabalho realizado localmente, esta reunião destinou-se ainda a ouvir as pessoas representantes das entidades parceiras e a recolher eventuais sugestões de melhoramento e articulação.
O SIGO foi criado em 2010 pela Autarquia da Póvoa de Lanhoso e foi, àquela data, um serviço inovador e pioneiro no país, não só por se basear numa estratégia de trabalho em rede como por ter uma linha de atendimento permanente com acolhimentos de emergência, e por ter uma intervenção preventiva e interventiva.
Na vertente interventiva, junto das vítimas de violência doméstica e de género, o SIGO acompanhou 63 novos casos em 2019 (13 do sexo masculino e 50 do sexo feminino), respetivamente 21% e 79%. Os meses de abril, setembro e dezembro do ano passado foram os que registaram maior incidência de casos reportados e, em 70% dos casos, a relação entre denunciante e denunciado/a era de cônjuge ou análoga. Em 100% dos casos em que existiam filhos/as menores, estes/as estiveram expostos à violência.
Ainda no ano de 2019, o SIGO realizou 205 atendimentos presenciais e acudiu a oito situações de emergência, das quais resultaram dois acolhimentos de emergência e duas integrações em Casa de Abrigo, sendo quatro destes atendimentos realizados ao fim de semana. Foram ainda realizadas 41 avaliações de risco e 32 planos de segurança. Para 2020, transitaram 24 processos ativos. Desde 2011, o SIGO acompanhou 572 pessoas que residem no Concelho.
Na vertente preventiva, o SIGO incide fortemente nas ações de sensibilização e formação, que destina a vários públicos, das crianças do pré-escolar até aos seniores da Universidade Sénior ou de Centros de Dia e IPSS’s. No ano de 2019, Autarquia da Póvoa de Lanhoso promoveu 81 iniciativas através do SIGO, que chegaram a 2777 destinatários/as diretos/as. Desde 2010, foram realizadas 360 iniciativas que alcançaram diretamente 16147 pessoas.
O SIGO tem vindo a ser reconhecido com um serviço de excelência e integrado destacados projetos de âmbito nacional e internacional. Para os/as representantes das entidades parceiras, o SIGO continua a merecer mérito pelo trabalho realizado e pela colaboração que tem vindo a prestar para que sejam realizadas boas investigações e seja combatido o flagelo que é a violência. Esta reunião realizou-se no dia 17 de julho.