A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, através dos Serviços Municipais de Proteção Civil e do Gabinete Técnico Florestal, promoveu uma sessão de esclarecimento destinada aos Presidentes de Junta do Concelho, para informar sobre a nova regulamentação respeitante à gestão de combustíveis e para dar conta dos próximos passos do combate à vespa asiática no Município.
O Vereador da Proteção Civil, Ricardo Alves, representou a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso nesta reunião de trabalho.
No quadro da Campanha Floresta Segura 2022, o Município, com o apoio da GNR, informou sobre as alterações significativas que o Decreto Lei n.º 82/2021 de 13 de Outubro introduz no que se refere ao tema “Gestão de combustíveis dos proprietários que estão em incumprimento, no âmbito do Sistema de Gestão Integrado de Fogos Rurais”. Garantir a segurança de pessoas e bens, garantir a segurança do património edificado e proteger a floresta são os objetivos deste Sistema.
Na mesma oportunidade, os Presidentes de Junta tomaram conhecimento sobre as novas formas de combate à problemática da Vespa velutina, que serão adotadas pelo Município Povoense e que passarão, de entre outras, pela realização e colocação de armadilhas. De lembrar que, em 2021, registou-se um crescimento acentuado do número de pedidos de destruição de ninhos. Os Serviços Municipais de Proteção Civil da Póvoa de Lanhoso receberam cerca de 600 notificações, tendo sido validados 420 ninhos de vespa velutina ativos.
Esta sessão realizou-se na noite de quinta-feira, dia 31 de março, pelas 21h00, no Centro de Interpretação Maria da Fonte, na Póvoa de Lanhoso.