Lugar: Monte de Lanhoso
Freguesia: Nª Senhora do Amparo / Póvoa de Lanhoso
Cronologia: Calcolítico / Bronze Inicial / Idade do Ferro / Época Romana
Tipologia: Povoado Fortificado pré e proto-histórico romanizado
Descrição:
O Castro de Lanhoso localiza-se num esporão rochoso do maciço montanhoso conhecido por Monte de Lanhoso ou Monte do Pilar. As características topográficas do monte conferiam ao povoado excelentes condições naturais de defesa.
As estruturas, de planta circular e retangular, distribuem-se pela vertente Este do monte e estão dispostas em socalcos, firmados por muros de suporte.
Este povoado fortificado foi objeto de trabalhos arqueológicos esporádicos ao longo do séc. XX. A análise do espólio proveniente das escavações arqueológicas, realizadas por Carlos Teixeira, nos anos 30, e por K. Petruso, em 1982, permitiram detetar vários momentos de ocupação humana anteriores à romanização.
Em 2001, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, para além da limpeza das estruturas, procedeu à edificação de um núcleo formado por três estruturas habitacionais que procuram representar, o mais fielmente possível, as características próprias das habitações castrejas. A par destas edificações, o visitante pode usufruir de um percurso interpretativo sobre o Castro de Lanhoso e a Cultura Castreja.
Proteção: Imóvel de Interesse Público
Decreto: Dec. n.º 37 077, DG 228 de 29 de setembro 1948