A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso informa que entrou hoje, 16 de abril, em funcionamento o Centro de Rastreio à COVID19 instalado na Unidade de Saúde Familiar Terras de Lanhoso.
Este serviço, no âmbito do Agrupamento de Centros de Saúde do qual a Póvoa de Lanhoso faz parte, é reivindicado há várias semanas pelas Câmaras Municipais.
Quer no âmbito da Comunidade Intermunicipal do Ave, quer no âmbito do Agrupamento de Centros de Saúde Cávado II - Gerês/Cabreira, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso defendeu a existência de uma unidade de rastreios em cada concelho, que permitisse testar o maior número de cidadãos.
Avelino Silva manifesta satisfação pela abertura deste Centro de Rastreio, mas entende que o número de testes a realizar “é ainda muito insuficiente”. “Esta realidade reforça a decisão que tomámos de não esperar por este centro para testar os funcionários e utentes dos lares de idosos”, salienta ainda o autarca.
De lembrar que, por sua iniciativa e desde final de março, a Autarquia da Póvoa de Lanhoso está a promover a realização de testes aos funcionários e aos utentes das instituições que acolhem idosos. “Este esforço financeiro que estamos a realizar pretende, acima de tudo, não permitir que as consequências desta pandemia sejam ainda mais graves do que as que todos conhecemos”, salienta o Presidente da Câmara Municipal, para quem esta medida preventiva tem permitido controlar a principal população de risco do concelho, sendo os indicadores muito positivos. “Testar a população é, sem dúvida, a melhor solução para conter o contágio e, por isso, esta resposta no Centro de Saúde acrescenta capacidade de resposta ao trabalho que já estamos a realizar nos lares e IPSS’s”, finaliza.
Este Centro de Rastreio é uma resposta integrada no Serviço Nacional de Saúde, que será acionada através da linha SNS 24 (808 242 424) e do próprio Centro de Saúde local (253 639 675), e que conta com o apoio logístico da autarquia Povoense.