O Município da Póvoa de Lanhoso e o Gabinete de Humanização do ACeS Cávado II – Gerês/Cabreira, apoiado pela Unidade de Cuidados à Comunidade - Coração do Minho do Centro de Saúde, assinalam no próximo domingo, dia 10 de setembro, o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio.
Toda a comunidade e entidades locais estão convidadas a participar neste momento de reflexão e de evocação de entes queridos, que terá lugar no exterior dos Paços do Concelho, a partir das 19h45.
O objetivo é sensibilizar e informar relativamente à temática da ideação suicida e dos recursos de apoio existentes. Cada participante terá direito a uma vela, que será acesa em memória de todas as pessoas que morreram por suicídio. A comunidade também é convidada a participar através da colocação de uma vela à janela.
Espaços municipais como o edifício dos Paços do Concelho, o edifício do Centro de Saúde, o Castelo de Lanhoso e outros estarão iluminados a amarelo para chamar a atenção para esta temática.
Trata-se de uma iniciativa promovida pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP), que se dedica à prevenção do suicídio e do comportamento suicida e ao alívio dos seus efeitos. A IASP lidera o papel global na prevenção do suicídio, desenvolvendo estrategicamente um fórum eficaz, que é proativo na criação de parcerias colaborativas fortes e na promoção de ações baseadas em evidências, a fim de reduzir a incidência de suicídio e comportamento suicida.
O Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, promovido pela IASP, assinala-se a 10 de setembro e teve início em 2003, em conjunto com a Organização Mundial da Saúde. Trata-se de um evento significativo de defesa e comunicação, que visa alcançar organizações nacionais, governos e o público em geral, transmitindo uma mensagem singular de que existem alternativas a colocar termo à própria vida.