O edifício dos Paços do Concelho é emblemático da época do Estado Novo e faz parte de uma construção que começou em 26 de maio de 1938, tendo as obras ficado concluídas no início de março de 1942.
A inauguração realizou-se no dia das Festas de São José desse mesmo ano, mas, no entanto, estava só concluída a parte referente às restantes repartições públicas, Finanças, Tribunal e Registos. A ala norte, destinada à Câmara, só viria a ficar pronta em junho do ano seguinte, procedendo-se, então, a novos festejos de inauguração.
Foi o benemérito povoense António Lopes que fez a doação do valor da construção desta obra que chegou a estar prevista para o Largo António Lopes, ideia que foi preterida a favor da atual localização, o topo do Largo do Amparo.
Mais de meio século volvido, tornaram-se urgentes obras de remodelação: foi substituído o telhado e reorganizou-se todo o espaço interior, quase só se aproveitaram as paredes. Os tempos modernos exigiam um edifício mais funcional para fazer face às exigências das novas tecnologias e para proporcionar mais conforto a funcionários e Munícipes.
No interior dos Paços do Concelho, destacam-se, de entre outras particularidades, o Salão Nobre e a escadaria de pedra que lhe dá acesso. No seu exterior, sobressaem o largo em pedra, a torre e os jardins envolventes.
É nos Paços do Concelho que funcionam a Presidência da Câmara e as Assessorias. Outros serviços que se encontram no mesmo edifício são os da Divisão de Gestão Administrativa, da Divisão de Gestão Financeira e Patrimonial e da Divisão de Gestão Urbanística e Planeamento.
O Gabinete de Apoio à Presidência, o Gabinete de Fundos Comunitários, o Gabinete de Comunicação e o Gabinete de Apoio ao Munícipe também funcionam nos Paços do Concelho, na Avenida da República, na Vila da Póvoa de Lanhoso.
Avenida da República
Póvoa de Lanhoso
4830-513 PÓVOA DE LANHOSO
Telef. 253 639 700
E-mail: geral@mun-planhoso.pt
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO BALCÃO ÚNICO
segunda-feira a sexta-feira: 09h00 às 18h00
sábado: 09h00 às 13h00