A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso é uma das poucas autarquias do país que aderiu ao Pacto para a Conciliação, que é um projeto – piloto lançado pelo Governo no âmbito do “3 em Linha – Programa para a Conciliação entre a Vida Profissional, Pessoal e Familiar”.
“O município da Póvoa de Lanhoso foi convidado pela CIG - Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género para aderir ao Pacto de Conciliação devidos às nossas boas práticas nesta área. De realçar que a autarquia de Póvoa de Lanhoso já recebeu uma menção honrosa e o prémio Viver em Igualdade. Tendo em conta a norma portuguesa para a conciliação NP4552:2016, estamos a participar em sessões de trabalho e em formação relativa à mesma”, refere a Vereadora da Educação, Gabriela Fonseca.
A assinatura deste pacto realizou-se no dia 6 de fevereiro, em Lisboa, com a presença da secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro. Tratou-se de uma reunião de trabalho e de partilha, onde as organizações aprenderam acerca do sistema de gestão e analisaram forças e constrangimentos na sua aplicação.
Mais de 50 organizações públicas e privadas assinaram este Pacto, que visa facilitar a conciliação da vida pessoal e laboral dos funcionários, entidades essas comprometidas em integrar o objetivo da conciliação na sua estratégia e processos, através da implementação de um sistema de gestão da conciliação.
Com a assinatura deste pacto, o Município da Póvoa de Lanhoso assume esse compromisso, implementando um sistema de certificação de um modelo de gestão, baseado na norma portuguesa NP4552:2016, que visa a gestão da conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal dos colaboradores e das colaboradoras.
Este processo passa pela definição de metas, recursos, responsabilidades e processos de monitorização, em áreas como a organização do trabalho, o apoio profissional, o desenvolvimento pessoal e os benefícios para a conciliação.