A Póvoa de Lanhoso assinala amanhã, 5 de junho, o Dia Mundial do Ambiente. Assim, o Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos e a Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso promovem uma ação de Limpeza pela vila da Póvoa de Lanhoso, com enfoque na zona da feira e no ribeiro do Pontido.
A iniciativa começa na Escola Secundária com uma palestra dirigida pelo aluno da Universidade do Minho, Carlos Machado, responsável no norte pela greve estudantil pelo clima. Segue-se a concentração na Praça Armando Rodrigues, no coração da Vila da Póvoa de Lanhoso, por volta das 10h30.
O dia 5 de junho foi escolhido para celebrar esta data já que marca o dia em que teve início a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente.
O objetivo do Dia Mundial do Ambiente é assinalar ações positivas de proteção e preservação do ambiente e alertar as populações para a necessidade de alteração de comportamentos para salvar o ambiente.
O Centro de Interpretação Carvalho de Calvos (CICC) é o centro ambiental da Póvoa de Lanhoso. Tem como um dos seus objetivos a educação e a sensibilização ambiental, pretendendo encaminhar os cidadãos e as cidadãs para uma utilização mais responsável e eficiente dos recursos naturais. A importância da educação ambiental na sociedade é um assunto fundamental para a vida de todos e de todas.
O CICC é igualmente um pólo ambiental de divulgação da existência do Carvalho de Calvos, sensibilizando todos os públicos para a existência e valorização das espécies autóctones como é exemplo o Carvalho de Calvos, um centenário exemplar da espécie carvalho alvarinho (Quercus robur). A sensibilização para a valorização, proteção e rentabilização da natureza é essencial para a formação de um modelo de sociedade mais responsável e sustentável no uso de recursos naturais. No Centro existe ainda um “Observatório do Carvalho de Calvos”, com três blocos de exposição permanentes dedicados às funções ambientais dos ecossistemas florestais, ao carvalhal nomeadamente o carvalho alvarinho, e o último dedicado ao ilustre botânico Gonçalo Sampaio, oriundo da Póvoa de Lanhoso.
No CICC também funciona serviço técnico do Gabinete de Apoio ao Bioagricultor, que tem por objetivos a divulgação de práticas de agricultura biológica, a gestão técnica das hortas municipais biológicas e a dinamização de diversas atividades técnicas.
Durante o ano de 2018, o CICC recebeu um total de 5171 visitantes/participantes nas 183 atividades dinamizadas por aquele equipamento municipal.