Como vem sendo habitual, a Póvoa de Lanhoso vai assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (18 de abril) promovido pela Direção-Geral do Património Cultural. Este ano, o tema proposto é “Património e Paisagem Rural”.
Assim sendo, durante o dia 18 de abril, o Município da Póvoa de Lanhoso apresenta um conjunto de propostas diversificadas, convidando, por exemplo, a uma Visita Guiada Noturna pelo Castelo de Lanhoso, iniciativa inédita e uma rara oportunidade de os e as visitantes poderem desfrutar de alguns pormenores arquitetónicos deste baluarte medieval, apenas com recurso à luz proveniente da lanterna. Desta forma, e com a luz rasante, vai ser possível identificar outros aspetos que, normalmente durante o dia, nos passam despercebidos. As pessoas interessadas em participar devem formalizar a inscrição para castelo.lanhoso@mun-planhoso.pt, mencionando o nome completo e o número de Bilhete de Identidade ou de Cartão de Cidadão. O ponto de encontro é no parque de estacionamento do Monte do Pilar, pelas 21h00. Esta é uma atividade limitada a 30 participantes.
Ainda pelo Castelo de Lanhoso, mas durante o dia, o Município oferece visitas gratuitas ao Núcleo Museológico e à respetiva exposição permanente, constituída por artefactos arqueológicos, provenientes de sítios arqueológicos concelhios, e por belíssimas peças de filigrana,elaboradas pelas mãos dos mestres filigraneiros da Póvoa de Lanhoso. O Núcleo Museológico está aberto entre as 10h00 e as 12h30 e entre as 14h00 e as 18h00.
“Uma noite com a Maria da Fonte” é como se designa a atividade que vai permitir que um grupo de crianças e jovens passe uma noite inesquecível no Centro Interpretativo Maria da Fonte, juntamente com aquela figura Povoense. A Maria da Fonte e a história da Póvoa de Lanhoso serão dadas a conhecer através de um peddy-paper, do Teatro de Fantoches “Maria da Fonte” e do jogo “Descobre os monumentos do concelho”. A noite terminará com uma atividade especial - “À noite com a Maria da Fonte” -, seguindo-se o merecido sono nas instalações Centro Interpretativo Maria da Fonte. Com um número máximo de 15 participantes, esta atividade realiza-se entre as 17h00 do dia 18 de abril e as 11h00 do dia 19 de abril, encerrando com um pequeno-almoço.
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios a 18 de abril de 1982, e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua proteção e valorização. Celebrando o património nacional, comemora também a solidariedade internacional em torno do conhecimento, da salvaguarda e da valorização do património em todo o mundo. A escolha do tema deste ano -“Património e Paisagem Rural” - radica nos princípios relativos à Paisagem Rural enquanto Património resultante de uma interação homem-natureza em permanente mutação.
Visita Guiada Noturna ao Castelo de Lanhoso
A Visita Guiada Noturna ao Castelo de Lanhoso é uma das propostas que o Município da Póvoa de Lanhoso apresenta no âmbito da comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (18 de abril) promovido pela Direção-Geral do Património Cultural.
Esta visita guiada noturna ao Castelo de Lanhoso é inédita e uma rara oportunidade de os e as visitantes poderem desfrutar de alguns pormenores arquitetónicos deste baluarte medieval, apenas com recurso à luz proveniente da lanterna. Desta forma, e com a luz rasante, vai ser possível identificar outros aspetos que, normalmente durante o dia, nos passam despercebidos.
Em vésperas de Sexta-Feira Santa, participe numa experiência diferente, entusiasmante e enriquecedora.
As pessoas interessadas devem formalizar a inscrição para castelo.lanhoso@mun-planhoso.pt, mencionando nome completo e nº de BI/CC.
O ponto de encontro é no parque de estacionamento do Monte do Pilar, pelas 21h00.
Esta é uma atividade limitada a 30 participantes.