No próximo dia 25 de outubro, a Póvoa de Lanhoso associa-se à comemoração do Dia Municipal para a Igualdade promovida no país pela ANIMAR e apoiada pela CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, sob o mote “Igualdade, Inclusão, Participação”.
Desta forma, a Autarquia Povoense, no âmbito do SIGO (resposta do município) e com o apoio do projeto “Sou + Eu” (que tem como entidade promotora a Sol do Ave e como beneficiários os Municípios da Póvoa de Lanhoso, de Fafe e de Guimarães) promove um momento de sensibilização destinado a jovens adolescentes e que tem como objetivo levar a refletir sobre as questões da violência doméstica, em geral, e no namoro, em particular.
Esta iniciativa traduz-se numa encenação teatral, através de monólogos, que têm como base história verídicas de maus tratos. A companhia é o TABU de Guimarães. O espetáculo inicia-se às 10h30, no Fórum dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso.
De lembrar que a Póvoa de Lanhoso instituiu localmente o dia 23 de março, como o Dia Municipal para a Igualdade. O dia escolhido prende-se com a data apontada para o início da revolta protagonizada por uma mulher Povoense, a Maria da Fonte.
Desde 2010 que centenas de organizações da economia social, escolas e autarquias de todo o país, assinalam a data de 24 de outubro, Dia Municipal para a Igualdade, promovendo iniciativas diversas no âmbito da igualdade.