Com capacidade para 21 postos de trabalho, o Espaço CoWork da Póvoa de Lanhoso, foi inaugurado na tarde de terça-feira, dia 30 de julho.
O Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, e seus Vereadores, Fátima Moreira, Paulo Gago e Ricardo Alves, o Presidente da Assembleia Municipal, António Queirós, e a Secretária Executiva da Comunidade Intermunicipal do Ave, Marta Coutada, marcaram presença neste momento.
“É muito importante que consigamos abrir novos espaços, novas infraestruturas, como é o caso do Espaço CoWork e da incubadora de empresas, a LEIRA, que foi inaugurada há alguns meses, mas também termos toda a comunidade a acompanhar os passos que são dados pelo Município”, referiu, de entre outras considerações, o Presidente da Câmara Municipal.
Por isso, para Frederico Castro, o espaço disponibilizado precisa agora “de ter gente, de ter dinâmica, de ter vida. É isso que queremos: um concelho com cada vez mais vida e com pessoas cada vez mais felizes, que é sempre o objetivo do nosso trabalho”.
Apesar de ser um equipamento dirigido preferencialmente a trabalhadores/as e/ou organismos da Administração Pública, podem ser cedidas vagas, caso existam, a título ocasional e não recorrente, a outros/as utilizadores/as, como pessoas individuais, empresas e/ou instituições. Na Póvoa de Lanhoso, este equipamento irá funcionar em articulação com a LEIRA – StartUp Póvoa.
Instalado na Casa da Botica (edifício emblemático, onde funcionou a escola e, depois, a biblioteca), este é um dos três novos espaços que a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave passou a disponibilizar no âmbito da Rede Nacional de Espaços de Teletrabalho/Coworking.
Este novo modelo constitui-se como um novo modo de trabalhar, onde a criatividade e a colaboração são os principais motores do sucesso. As pessoas poderão utilizar este recurso para potenciar as suas ideias e os seus negócios. “É isso que vai fortalecer a Póvoa de Lanhoso, o nosso tecido empresarial e as soluções empresariais que vamos promover para o futuro, que vão criar oportunidades aos jovens e aos menos jovens de terem mais opções e de terem mais probabilidade de se realizarem do ponto de vista pessoal e profissional e é isso que faz os nossos territórios mais resilientes. E mais preparados para os desafios do futuro”, destacou ainda Frederico Castro.
A inauguração englobou uma visita ao espaço e o descerrar de uma placa. Para além dos postos para trabalho, o Espaço CoWork da Póvoa de Lanhoso disponibiliza uma sala equipada para a realização de reuniões telemáticas e outras comodidades como acesso à internet via WiFi, cacifos, armários, espaços de estar e serviço de cópias e impressão. Esta resposta representou um investimento de 28.140,50€ financiado a 100 por cento pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência.
O processo partiu da candidatura da CIM do Ave, formalizada ao aviso do Plano de Recuperação e Resiliência, para a constituição da Rede de Espaços CoWork Ave em três dos municípios de baixa densidade da NUT III: Póvoa de Lanhoso, Cabeceiras de Basto e Vieira do Minho. Esta foi uma operação com um valor total aprovado de 126.910,64€, financiada a 100% pelo Plano de Recuperação e Resiliência, através do Investimento TD-C19-i07: Capacitação da AP – Formação de trabalhadores e gestão do futuro.