A partir de hoje, 9 de junho, a Póvoa de Lanhoso tem disponível o Biotriturador cedido pela Comunidade Intermunicipal do Ave.
O momento simbólico decorreu nos Paços do Concelho e contou com as presenças do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva, e da Secretária Executiva da CIM do Ave, Marta Coutada.
Para o autarca Povoense, “este equipamento é uma mais-valia para o trabalho de prevenção de incêndios que é efetuado no nosso território. Temos a expectativa de que, num futuro próximo, a sua utilização possa contribuir para a redução do número de ignições”.
Na sequência de um Aviso de Concurso lançado pelo PO Norte 2020, a CIM do Ave apresentou uma candidatura no âmbito da proteção contra riscos de incêndios. Esta candidatura, para além de prever a aquisição de equipamentos, visou igualmente a implementação de ações de sensibilização direcionadas a toda a população, com o objetivo de valorizar a floresta e diminuir os comportamentos de risco.
A Região Norte, face à elevada ocupação florestal, é anualmente fustigada por um elevado número de incêndios, que colocam muitas vezes em causa a segurança das populações.
Os municípios da NUT III Ave viram aqui uma oportunidade para dotar o território com biotrituradores, possibilitando, assim, a eliminação dos sobrantes provenientes das ações desenvolvidas pelos Sapadores Florestais, sem recurso ao uso do fogo. Este equipamento estará também ao dispor dos serviços municipais.
O processo de cedência dos Biotrituradores iniciou, no passado dia 26 de maio, e abrange os Municípios de Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vizela, Cabeceiras de Basto, Guimarães, Mondim de Basto e Fafe.