O Município da Póvoa de Lanhoso, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia, promoveu a comemoração do Dia Mundial dos/as Avós, no âmbito do projeto “Igualdade, Cidadania e Direitos Humanos”.
A Vice-Presidente e Vereadora da Educação da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Gabriela Fonseca, acompanhou a dinamização de um encontro intergerações.
Esta atividade desenvolveu-se no âmbito do SIGO - Serviço para a Promoção da Igualdade de Género, resposta integrada no Gabinete de Educação da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. Na iniciativa participaram cerca de 50 seniores, utentes da Estrutura Residencial para idosos/as da Santa Casa da Misericórdia e 40 crianças, que frequentam a sala dos 4 anos dos Jardins de Infância também da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso e que participam no projeto “Igualdade, Cidadania e Direitos Humanos”. Esta foi a forma encontrada para assinalar esta data. Crianças e seniores cantaram, dançaram e criaram uma tela. Previamente, os/as mais novos/as elaboraram um desenho individual e livre para surpreenderem e oferecerem aos/às “avós” como gesto de carinho e gratidão.
De salientar que a criação da figura do Provedor do Idoso na Póvoa de Lanhoso vem reforçar as respostas sociais proporcionadas pela Autarquia à população mais velha do concelho.
Em Portugal, o Dia dos Avós celebra-se a 26 de julho, com justificações religiosas. Neste dia, relembra-se também a importância do envelhecimento ativo, que a Organização Mundial da Saúde define como o processo de otimização das oportunidades para a saúde, participação e segurança, para melhorar a qualidade de vida das pessoas que envelhecem.