O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva, faz um balanço muito positivo da Semana da Saúde e Qualidade de Vida, que decorreu entre os dias 16 e 19 de maio. Estima-se que cerca de 1500 pessoas tenham participado diretamente neste evento.
“O nosso agradecimento a todos aqueles e aquelas que, de uma forma ou de outra, contribuíram para que esta segunda edição também fosse um sucesso. A Semana da Saúde foi uma aposta ganha logo na edição inaugural, no ano passado, daí que reforçámos o investimento para melhorarmos esta iniciativa e o resultado está à vista”, refere Avelino Silva.
Esta iniciativa insere-se no âmbito da adesão da Póvoa de Lanhoso, em 2018, à Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis. “Este ano, tivemos aqui mais entidades representadas, outras também queriam participar, mas já não foi possível, o que é sinónimo do sucesso e do bom acolhimento desta iniciativa quer pelas entidades participantes quer pela comunidade”, acrescenta o autarca.
Dos inquéritos de avaliação do evento respondidos pelos participantes, há a ressaltar uma apreciação bastante positiva, tendo a sua participação na iniciativa sido considerada pelos próprios muito útil. Acresce que todos os participantes manifestaram intenção de voltar a integrar uma próxima Semana da Saúde e Qualidade de Vida já em 2020.
Para além do apoio à economia local, servindo este evento de montra para dar a conhecer os produtos e serviços a que a população pode recorrer, na Póvoa de Lanhoso, foi ainda objetivo informar, sensibilizar e incentivar à reflexão sobre temáticas da Saúde assim como promover práticas e estilos de vida saudáveis, aspetos essenciais para mais qualidade de vida. Temas como a diabetes, a doença oncológica, as intolerâncias alimentares, a nutrição em idades específicas, o tabagismo, a doença celíaca e a dieta isenta de glúten, saúde oral, saúde cutânea, cuidados paliativos a cuidadores, de entre outros, foram abordados durante esta Semana da Saúde.
Programa abrangente com assuntos de interesse para todos
Com entrada gratuita, o evento acolheu 30 entidades, na sua larga maioria com intervenção local, e apresentou um programa abrangente com assuntos de interesse para todos e todas. As pessoas puderam ainda assistir e participar nas sessões, workshops e demonstrações (formação de Suporte Básico de Vida a crianças em idade escolar; degustação de drenantes; acupuntura e osteopatia; massagens terapêuticas, de relaxamento, desportiva; drenagem linfática manual; fisioterapia; cinesioterapia, gestão de stress, alimentação saudável, de entre outras) dinamizadas por técnicos e diversos especialistas convidados e ainda realizar, de forma gratuita, os mais variados rastreios de saúde (da pele, visual, oral, auditivo, cardiovascular, tensão arterial, colesterol, triglicerídeos, peso corporal, glicemia, terapia da fala, de saúde mental e cognitivo, de nutrição, de avaliação corporal). Para além da realização de um flash mob intergeracional, seguido da construção de Laço Humano “As Cores do Cancro”, houve ainda uma Caminhada Noturna.
Saúde Natural; Multiópticas; Dental Póvoa; Arte de Cuidar/Synlab; Ervanária Rucália; ARS Pharma/Germano de Sousa Análises Clínicas; Farmácia Milénio; Paulo Aduário Interiores – Colchões & Saúde; A Par da Idade – Cuidados Domiciliários de Saúde & Bem Estar; Natural Cura; Ortopedia Mendes; Farmácia Matos Vieira; Espaço Aline de Holanda – Alta Performance e Qualidade de Vida; Opticália – Óptica Queirós; Hospital António Lopes/Farmácia da Misericórdia - Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso; Unidade de Cuidados na Comunidade Coração do Minho/Centro de Saúde; Delegação de Braga da Liga Portuguesa Contra o Cancro; Associação de Defesa do Consumidor – DECO; Bionz – Produtos para a Saúde Lda.; Consultório de Nutrição – Dr.ª Andreia Vieira; Óptica 1; Farmácia Nossa Senhora do Porto; Farmácia São José; Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho – NEMUM – Projeto PORTA NOVA; Póvoa Vital; Associação Portuguesa de Celíacos; Terapias D´Ouro; Póvoa Saúde; Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso; e Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio foram as entidades que aceitaram o desafio da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso para participarem nesta segunda edição.