A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso reabre hoje, dia 20 de maio, a Torre de Menagem do Castelo de Lanhoso, ex libris do concelho. Este espaço estava encerrado desde o dia 10 de março, seguindo recomendações das autoridades nacionais de saúde, como medida de prevenção da propagação da pandemia de COVID-19.
A partir de agora, as visitas deverão realizar-se preferencialmente por marcação prévia. Esta e outras medidas são agora adotadas de modo a reduzir riscos de contágio.
A entrada, por exemplo, passa a ser feita de forma individual ou em grupo reduzido (máximo de três pessoas de cada vez).
Para além disto, as pessoas visitantes estão obrigadas ao uso de máscara assim como à desinfeção das mãos à entrada. O pagamento tem de ser realizado por multibanco ou no valor certo do ingresso.
Em termos de restrições, não será possível aceder à Torre nem será permitido tocar em vitrines ou peças diversas. O espaço será ainda devidamente higienizado.
A Torre de Menagem está aberta para visitas de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 18h00.
O valor de entada normal é de 1 euro; não pagam bilhete maiores de 65 anos, estudantes, portadores do Cartão Jovem Municipal e crianças até aos 12 anos.
De lembrar que a Resolução do Conselho de Ministros 33-C/2020 de 30 de abril, que estabelece uma estratégia de levantamento de medidas de confinamento no âmbito do combate à pandemia da doença COVID 19, com a abertura de museus e galerias a partir de 18 de maio.
Em 2019, o Castelo de Lanhoso, recebeu 13.968 visitantes no interior da Torre de Menagem, o que representa um número nunca antes alcançado.
Para mais informações: castelo.lanhoso@mun-planhoso.pt