Decorre até ao dia 30 de setembro o prazo previsto em regulamento para apresentação das candidaturas ao apoio PóvoaCresce.
Proporcionada pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, esta medida consiste na atribuição de um apoio financeiro às famílias para pagamento das mensalidades da creche das crianças com idade até aos três anos.
Os valores são pagos em 11 mensalidades e vão desde 165 euros (mensalidades até 70 euros), passando pelos 330 euros (mensalidades entre os 71 euros e os 120 euros), até aos 550 euros (mensalidades acima de 121 euros). O apoio financeiro é concedido por criança, em 11 mensalidades, de acordo com a comparticipação do agregado familiar na respetiva creche, com valores que variam entre os 15 euros mensais (mensalidades até 70 euros), 30 euros mensais (mensalidades entre os 71 euros e os 120 euros) e 50 euros mensais (mensalidades acima de 121 euros).
Os/as progenitores/as ou encarregados/as de educação devem apresentar a sua candidatura no Balcão Único de Atendimento da Câmara Municipal, dentro do prazo estipulado no Regulamento das Medidas de Apoio Social – Póvoa Solidária (entre 1 e 30 de setembro), apresentando também a documentação solicitada para a correta instrução de processo.
Este apoio destina-se a todas as crianças que frequentem as creches do concelho da Póvoa de Lanhoso mas, na eventualidade devidamente demonstrada, de ausência de vagas, serão admitidas candidaturas relativas à frequência de creches localizadas fora do concelho ou aos cuidados de amas registadas na Segurança Social.
O apoio que será atribuído corresponde ao escalão que é definido de acordo com o valor da mensalidade constante nos recibos apresentados posteriormente.
De lembrar que, no âmbito de uma medida do Governo em prática desde o passado dia 1 de setembro, todas as crianças nascidas depois de 1 de setembro de 2021 já são abrangidas pela gratuitidade das creches. No plano local, tal significa que crianças com dois ou três anos podem beneficiar da medida PóvoaCresce.